PAULISTA > Notícias > EducaLibras certifica mais de 200 alunos contribuindo para a inclusão dos surdos no Paulista

Educação | 28/06/2019

Um dia marcado por muita emoção para os alunos concluintes que receberam os certificados do projeto EducaLibras.  A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (28.06), no auditório do bloco C, da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro. O evento certificou 280 estudantes dos Módulos Básico I e II, Intermediário e Avançado.  O curso tem 60 horas aulas, com duração de 15 dias e certificado em todo território nacional.

Nadja Fernandes que recebeu o certificado do Módulo Básico I, a psicóloga destacou a importância do curso para a vida profissional dela. “Procurei o curso porque vejo que a demanda de surdos que buscam atendimento nos consultórios está crescendo e poucos profissionais sabem a linguagem dos surdos. Acho o curso maravilhoso para que a gente possa entender o próximo. A questão da inclusão é importante para nós e principalmente para os surdos”, enfatizou.

O secretário de Educação do município, Carlos Júnior, esteve presente no evento e parabenizou os alunos e garantiu a gestão continuará investindo na área da inclusão. “A demanda do curso está crescendo porque é um trabalho importante voltado para a inclusão e por isso o município está investindo para que cada vez mais as pessoas tenham acesso para o estudo e se preparem para o mercado de trabalho”, disse.

O prefeito Junior Matuto, também esteve prestigiando a solenidade e com muita emoção agradeceu a todos pelo empenho em fazer o curso avançar no município. “ Esse momento é muito importante porque estamos dando mais um passo para o desenvolvimento da inclusão em nosso município. Quando iniciamos a oferta do curso não imaginávamos que chegaríamos a formar quase mil pessoas durante todo o curso. Fico feliz com o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Educação”,finalizou.

O projeto EducaLibras coordenado pela Secretaria Municipal de Educação visa ampliar o acesso à comunicação com deficientes auditivos e garantir uma maior inclusão social dos surdos através de aulas gratuitas. A iniciativa teve inicio no ano de 2017.

Também estiveram no evento, o secretário interino de Políticas Sociais e Esportes do município Francisco Padilha e o vereador Augusto Costa.