Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba dicas de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Saúde | 28/05/2019

Saiba dicas de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Compartilhe esta notícia:

Apesar das temperaturas estarem mais frias por causa da aproximação do inverno, a atenção ao mosquito Aedes aegypti precisa continuar. O transmissor da dengue, zika e chikungunya encontra nos meses quentes, onde é o principal período de proliferação do mosquito. Porém, em razão das chuvas abundantes, umidade e calor, a propagação acontece durante todo o ano, inclusive no frio.

Por isso, você pode prevenir sua residência ou o local que frequenta do temido mosquito tomando atitudes simples. Confira as dicas do superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo:

- É preciso verificar sempre na casa se tem algum local que possa vim algum acumulo de água, como por exemplo: sacolas no quintal.

- Ter cuidado no reservatório de água da geladeira, pois se não tiver cuidado pode ser um criadouro do mosquito, por isso é necessário olhar uma vez na semana.

- Coloque areia nos vasos de plantas, visto que conserva a umidade e evita o acúmulo de água.

- Caixas d’águas e reservatórios quando secos precisam ser escovados, já que os ovos do mosquito podem ficar até um ano e a partir do momento que tiver contado com a umidade já começa um novo ciclo.

Além disso, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do município realizam visitas nas residências para evitar a proliferação do  Aedes aegypti.

A pessoa que estiver sentindo os seguintes sintomas possivelmente está com uma dessas arboviroses: febre alta com início súbito, dor de cabeça e atrás dos olhos, dores nas articulações, fadiga, perda do paladar e apetite, tonturas, vômitos e manchas avermelhadas na pele, entre outros, deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. O tratamento é baseado em hidratação e medicação sintomática e devidamente indicada por um médico.


Imagens:

Compartilhe: