Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Paulista realiza exame para identificar filariose

Saúde | 27/05/2019

Paulista realiza exame para identificar filariose

Compartilhe esta notícia:

A pessoa que apresentar os sintomas de filariose - inchaço nos membros, como pernas, dores musculares, febre, presença de gordura da urina, entre outros sinais, - deve procurar uma Unidade de Saúde, pois, pode está com essa doença parasitária, que também é conhecida como elefantíase. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Prontoclinica Torres Galvão (PTG), oferece teste para detectar a doença. Além disso, uma equipe composta por  Agentes de Combate às Endemias realizam  visitas noturnas todos os dias nas comunidades para identificar possíveis casos e  orientar os moradores sobre essa enfermidade.

Segundo a coordenadora de Filariose do município, Zuleide Tertuliano, o exame só pode ser realizado a partir das 23h. “O teste é realizado nesse horário porque os vermes são mais ativos no sangue periférico em torno das 23h, decrescendo novamente no final da madrugada”, frisou.  Na Prontoclinica Torres Galvão, o serviço é realizado por demanda espontânea e funciona  de segunda a quinta-feira, das 23h até 00h.

A filariose é causada por um verme chamado “Wuchereria Bancrofti” e transmitida pela picada da muriçoca. A doença afeta o sistema linfático bloqueando a circulação e não tem cura. O tratamento é feito com medicamentos, de acordo com as manifestações clínicas resultantes da infecção pelos vermes adultos e depende do tipo e grau de lesão que estes vermes provocaram e suas consequências clínicas.

 


Imagens:

Compartilhe: