Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Verduras e legumes: saiba como montar uma horta em casa

Meio Ambiente | 24/05/2019

Verduras e legumes: saiba como montar uma horta em casa

Compartilhe esta notícia:

Para se ter uma vida saudável muitas pessoas optam por cultivar os próprios vegetais em casa. O cultivo destes alimentos traz uma série de benefícios a mais do que aqueles comprados no supermercado. Além de economizar dinheiro, é possível cultivar verduras, temperos ou até ervas medicinais dentro de casa e em pequenos espaços.

Bruna Maldonado, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, esclarece para as pessoas que optam por cultivar uma horta em casa, que é necessário que haja a preparação devida da terra, fazendo uma mistura com um pouco de areia, argila e adubo ou até mesmo comprando-a. “Existem várias terras específicas e prontas para uso, em casas de jardinagens, sementeiras, loja de agropecuária ou até mesmo em supermercados, e é importante que não se coloque muita argila na mistura, pois ela retém muita água, podendo impedir que a água circule livremente para as raízes; assim como, não deve ser colocada muita areia na mistura, pois a areia, ao contrário da argila, não retém água, e acaba não dando tempo das raízes absorverem o líquido”, ressaltou.

Ainda de acordo com Bruna, para quem deseja fazer uma horta em casa, e não sabe por onde começar, existem outros passos necessários para este cultivo:

- Pensar e escolher um local que seja ensolarado, pelo menos, por 5 horas;

- Comprar o substrato (mistura) e ter a quantidade suficiente desse adubo;

- Se o plantio for feito por mudas, ter cuidado ao retirar o saco sem quebrar o torrão;

- Atentar a data de validade das sementes vendidas nos supermercados, pois elas podem estragar-se com o tempo;

- Ao plantar, depositar uma camada de terra por cima do torrão que protege a raiz, para que o adubo seja protegido;

- Nunca colocar água em excesso ou deixar de colocar ao ponto de a planta murchar.

Além dessas dicas, é fundamental saber que é possível reaproveitar as hortaliças que são compradas para cozinhar. As raízes de cebolinha, hortelã, alecrim e manjericão, podem ser replantadas depois do uso das folhas e assim, ser criada a própria horta com plantas já aproveitadas.

 


Imagens:

Compartilhe: