PAULISTA > Notícias > Projeto Agar realiza evento para gestantes no bairro do Sítio Fragoso

Saúde | 26/04/2019

Projeto Agar realiza evento para gestantes no bairro do Sítio Fragoso

Com o apoio da Prefeitura do Paulista juntamente com a Secretaria de Saúde, o Projeto Agar vem desenvolvendo um excelente trabalho para as gestantes e puérperas (que teve bebê até 45 dias) no bairro de Sitio Fragoso.  Hoje (26), a Unidade de Saúde da Família (USF) Sitio Fragoso II, responsável pela iniciativa, realizou um café da manhã para as participantes.  Na ocasião, os organizadores aproveitaram a oportunidade para realizar um chá de fraldas e agradecer o empenho das integrantes. Vale ressaltar que o projeto conta com a parceria da Igreja Nazarena, que sedia o espaço, a Presbiteriana e a Batista de Rio Doce.

O projeto, além de acompanhar as mulheres antes do parto, oferece também exercícios físicos por meio do Programa Saúde em Movimento. O professor de educação física do município, Pablo Carvalho, após observar a esposa que é enfermeira obstetra, relatar alguns casos de sedentarismos e dificuldades das gestantes, enxergou a possibilidade de ajuda-las. “Eu percebi que fazendo uma atividade física com elas, poderia resolver esse tipo de problemas, como por exemplo, aliviar a dor do parto, através da prática do agachamento e exercícios utilizando bolas”, frisou o professor.

Segundo o enfermeiro da USF Jardim Fragoso II, Elton Bruno, é uma satisfação muito grande ver o retorno positivo do trabalho que eles desenvolvem com as gestantes.  Ele também enfatiza que ter outros elementos no pré- natal, a unidade consegue agregar mais as mulheres que estão esperando o bebê.

O evento contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Fabiana Bernart. Para ela, é um imenso orgulho ver iniciativas  feito essa. “A gente se sente muito contemplado e feliz em ver uma unidade que de fato consegue chegar perto da população. Esses movimentos de acolhimento e de escuta, às vezes são muito mais importantes do que só distribuição da medicação. Através da parceria com o Saúde em Movimento, eles trabalham a prevenção que é feita a partir da atividade física e  ainda preparam as gestantes para o parto normal que é super importante”, finalizou.