PAULISTA > Notícias > PROERD volta com força total ao município do Paulista

Educação | 25/04/2019

PROERD volta com força total ao município do Paulista

Uma aula inaugural marcou o início das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) deste ano, no Paulista. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), na escola municipal Coronel José Joaquim de Lima e Silva, no bairro de Maranguape II.

Na ocasião, os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da instituição puderam acompanhar de perto um momento cultural promovido pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação de atividades lúdicas e apresentação musical sobre os riscos oferecidos pelo consumo das drogas.

“Consideramos e inclusive chamamos o PROERD de vacina. Nosso intuito é deixar as crianças e os jovens vacinados contra um dos grandes males que afeta não só o nosso estado, mas toda a sociedade, que é o contato com as drogas”, enfatizou o gerente de prevenção e articulação comunitária, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Flávio Queiroz.

Inserido na Rede Municipal de Ensino em 2017, o projeto vem alçando voos mais altos a cada ano. Em 2018, o PROERD formou cerca de 2,3 mil jovens no Paulista, e de acordo com os coordenadores do programa, a expectativa é de que esse número suba para 10 mil alunos em 2019.

“A expectativa é de que este ano o PROERD atenda mais de 10 mil jovens da rede municipal de ensino do Paulista. A ideia é transformar a escola em um espaço de prevenção à violência e ao uso de drogas. Vamos atingir as crianças do 1º ao 5º ano de todas as unidades de ensino”, destacou o sec. executivo de Educação do Paulista, Emanuel Souto, agradecendo o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil e da SDS.

Representando o prefeito Júnior Matuto, o chefe de Gabinete do Paulista, Francisco Padilha, destacou que as crianças e os jovens são uma preocupação constante da gestão. “Nosso intuito é justamente fazer com que os jovens e as crianças criem repúdio à violência e ao consumo de drogas. Se começarmos logo cedo a abordar e a dar atenção às nossas crianças, com certeza alcançaremos o nosso objetivo, que é diminuir ainda mais a criminalidade e o consumo dessas drogas que só fazem destruir a nossa juventude”, concluiu Padilha.

O PROERD NO PAULISTA:

O programa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado (por meio da Polícia Militar e da SDS), e a Prefeitura do Paulista (através das secretarias municipais de Educação, e Segurança Cidadã e Defesa Civil). No decorrer da iniciativa, os policiais militares se responsabilizam em ministrar ações pedagógicas voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência. O foco principal do programa é mostrar opções saudáveis de comportamento para as crianças, onde a criminalidade não tem vez.