PAULISTA > Notícias > Confira algumas dicas de como agir diante de um acidente de trânsito

Mobilidade/Trânsito | 05/04/2019

Confira algumas dicas de como agir diante de um acidente de trânsito

Você sabe como agir diante de um acidente de trânsito? Pois é, essa situação é tão inesperada que pode pegar qualquer pessoa desprevenida.  Pensando nisso, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista decidiu separar dicas de conduta que ajudam a resolver esse problema, evitando maiores consequências.

Acidentes com vítima:

Vamos falar primeiro dos acidentes com vítima, onde pelo menos um dos envolvidos sofreu alguma lesão, seja grave ou não. Nesse caso, o isolamento da área é a primeira coisa a se fazer. Essa atitude evita que novos acidentes aconteçam. A sinalização deve ser feita em um local distante de onde aconteceu o acidente, para que os condutores tenham tempo de frear e até mesmo de desviar do acontecido.

Após isolar a área, você deve se preocupar em acionar o socorro (SAMU e/ou Corpo de Bombeiros). Nesse caso, existe uma duvida frequente sobre a quem recorrer primeiro. O Corpo de Bombeiros dispõe de equipamentos adequados para cortar funilaria de veículos, abrir portas, etc. Então, caso você identifique uma pessoa presa nas ferragens, o ideal é que os bombeiros sejam acionados primeiro.

O local onde aconteceu o acidente não pode ser desconfigurado. Isso dificulta a coleta de informações feita pela perícia para apontar a culpabilidade. Se por acaso algum condutor retirar o veículo do local onde aconteceu o acidente, o Instituto de Criminalista (IC) poderá ficar impossibilitado de dar o laudo conclusivo.

Acidentes sem vítima:

No caso dos acidentes sem vítima, onde nenhum dos envolvidos sofreu danos físicos, a primeira coisa a se fazer é retirar o veículo do local para desobstruir a via e garantir a mobilidade. Caso isso não aconteça, os envolvidos poderão ser enquadrados no artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é média e a penalidade é o pagamento de multa.

OBS: Nos dois tipos de acidentes, é importante deixar de lado o nervosismo e a tensão.

PLANTÃO DE ACIDENTES:

A Prefeitura do Paulista disponibiliza, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, o Plantão de Acidentes. Caso você identifique algum acidente de trânsito nas vias municipais, acione os agentes do município, por meio do telefone (81) 9.9942-1363.