PAULISTA > Notícias > Você sabia que o hábito de leitura desenvolve vários benefícios para o seu conhecimento?

Educação | 25/03/2019

Se você gosta de ler, certamente tem um raciocínio rápido e escreve bem, pois quem pratica a leitura, seja ela para estar informado, estudar ou por prazer, desenvolve vários benefícios para o conhecimento. Porém, existem pessoas que não gostam de ler e valiam um texto como algo cansativo ou como um meio para fazer dormir. “Sou uma pessoa ocupada demais e não tenho tempo para ler histórias”, essas e outras frases também são ditas por aqueles que acreditam que o hábito de ler é difícil e causa preguiça.

O secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional do Paulista, Emanuel Souto, afirma que: “a leitura é determinante para melhorar a visão de mundo e ampliar a educação. Sendo um desafio para rede municipal de ensino, implantar o hábito da leitura, na medida em que é estabelecida uma formação de leitores estruturada nas escolas, a partir das atividades como fortalecimento das bibliotecas escolares, dos espaços de leitura e uma série de outras ações”.

Emanuel ressalta os programa e projetos no Paulista, que chegam até as escolas na esperança de mobilizar os estudantes e despertar o prazer pela leitura. “Contamos atualmente com ações diretamente voltadas para a formação de leitores, concursos de leituras etc. Um projeto que vem dando certo é o ‘Parada da Leitura’, em que as escolas reservam um momento específico para o trabalho com leitura, sem necessariamente criar uma obrigação, gerando o hábito de ler por prazer”, afirmou.

Diariamente milhares de pessoas perdem muito tempo em transito, indo e voltando para trabalhar ou estudar, dentro de um transporte público. Esse tempo poderia ser melhor aproveitado, com algum tipo de leitura que ajudasse a desenvolver a imaginação e aumentar a capacidade criativa e linguística.

Para desenvolver um hábito de leitura diária, é importante que a pessoa descubra qual tipo de gênero gosta de ler, seja romance, suspense, fantasia ou ficção, o ideal é que haja a leitura, e se não estiver gostando do texto, não insistir, pois a pessoa não deve se sentir como se aquilo fosse uma obrigação.