PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista mescla canções e contação de estória para orientar estudantes sobre instrumentos musicais

Direitos e Saúde da Mulher | 27/10/2014

A Secretaria de Educação do Paulista realiza nesta quarta-feira (29.10), das 14 às 16h, um concerto aula no Teatro Paulo Freire, área central da cidade. Na ocasião, professores da rede local e a Banda Aristides Borges vão mesclar música e contação de estória para ensinar aos alunos o funcionamento de alguns instrumentos musicais. Durante o evento, o maestro da banda vai apresentar e mostrar a função de cada equipamento para os estudantes. A estória, intitulada “O aniversário do rei”, traz no enredo um baile de máscaras para comemorar a idade nova de uma monarca. No entanto, eles têm um grande desafio: montar a orquestra para o evento.

Os instrumentos musicais existentes no castelo real são velhos e estão fora de uso. A partir daí é feito um mutirão para aquisição de novos equipamentos num povoado vizinho. Um corneteiro da região passa a atuar como maestro e auxilia na escolha e compra das peças. No enredo, o corneteiro ensina o funcionamento dos instrumentos produzidos em madeira (como a flauta), os metais (exemplo o piston) e os de percussão (entre eles o bombo).

Depois dos instrumentos adquiridos, o grupo volta ao palácio e começa a ensaiar. E no dia do baile foi grande a animação, todos de máscaras cantavam, dançavam e fizeram o melhor e mais longo baile de aniversário do rei.

CONCERTO - Após a exibição da peça teatral, a Banda Aristides Borges fará uma apresentação com um repertório baseado em ritmos regionais. Os 35 músicos que compõem o grupo vão executar canções do frevo, maracatu, samba, caboclinho e ciranda.