Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Infecção Urinária: veja quais as causas e tratamentos deste mal

Saúde | 22/02/2019

Infecção Urinária: veja quais as causas e tratamentos deste mal

Compartilhe esta notícia:

Decorrente da entrada de bactérias em órgãos responsáveis pela passagem urinária, a infecção urinária, afeta as bexigas e rins de mulheres, homens e até crianças. A bactéria responsável por essa doença atua de forma benéfica no intestino, e por algum motivo, sai da região de origem e invade o sistema urinário, causando reações inflamatórias, como: dores no corpo e febre alta.

A infecção urinária é mais comum em mulheres, por elas possuírem um canal da uretra (que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo) mais próxima do ânus, além de terem hábitos ruins, como, segurar a vontade de urinar, ingerir menos líquidos e frequentemente usarem protetores diários, que contribuem para o sufocamento da região vaginal. Essa infecção provoca sintomas de sangramentos, ardência ao urinar, aumento de idas ao banheiro e até um corrimento que pode ser notado na roupa.

Há também alguns casos em homens, com idade mais avançada, pois a próstata aumenta de tamanho, causando uma dificuldade em esvaziar toda a urina acumulada, provocando a infecção urinária.

Para prevenir esse mal, é indispensável não prender o xixi com frequência e, principalmente, ingerir bastante água, aumentando a chance de ir ao banheiro mais vezes, ‘lavando’ o sistema urinário e arrastando para fora aquelas bactérias que possam ter invadido a bexiga. Todavia, as mulheres precisam enxugar a região vaginal sempre de ‘frente para trás’, após fazer as necessidades, para evitar contaminações com bactérias intestinais.

Quando tratada inicialmente, a doença é controlada e curada. Lembrando que, a bactéria que causa essa alteração a saúde não é transmissível, pois são desenvolvidas pelo organismo do próprio paciente.

O tratamento é feito com antibióticos prescritos de acordo com o paciente e a gravidade do sintoma. É importante que a pessoa que possui os sintomas, procure um médico que possa diagnosticar a doença, através de exames de urina, e indique os medicamentos necessários. 


Imagens:

Compartilhe: