PAULISTA > Notícias > Paulista capacita profissionais para atuar na conservação da biodiversidade

Educação | 21/10/2014

Paulista capacita profissionais para atuar na conservação da biodiversidade

A Secretaria de Meio Ambiente do Paulista deu início na manhã desta terça-feira (21.10) às atividades de capacitação dos aprovados na seleção pública simplificada, ocorrida em agosto deste ano. Nesta etapa, oito convocados participam da ação – dois engenheiros agrônomos, dois engenheiros florestais, um biólogo, um geólogo, um engenheiro ambiental e um técnico em agricultura. A capacitação ocorre até a próxima sexta-feira (24.10), das 8h às 14h, na Estação Ecológica de Caetés, localizada no bairro de Caetés I.

Os profissionais irão integrar a Secretaria de Meio Ambiente e atuarão na divisão de conservação e biodiversidade do município. A meta é designá-los para a fiscalização do ecossistema municipal, tendo em vista a valorização de atividades que priorizem a prática da sustentabilidade e a realização de ações de conscientização da população paulistense sobre a importância de garantir a conservação do meio ambiente local.

“Com a capacitação desses profissionais nós iremos aumentar o cuidado com as nossas unidades de conservação, que são nossas matas, nossos mangues, o Rio Paratibe, muito importante para a cidade. Esses profissionais estão sendo capacitados para preservar todo o ecossistema local, com participação da sociedade civil. Por isso, Paulista deu um passo muito grande quando chamou para si a responsabilidade da valorização da política ambiental”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Barros.

De acordo com o biólogo Ebenézer Lobão, as atividades de capacitação dos novos profissionais são fundamentais para mostrá-los o atual cenário da cidade. “A capacitação é de extrema importância porque, apesar de sermos profissionais da área, não temos conhecimento, como um todo, da realidade da cidade, dos projetos que já existem para conservar o meio ambiente. Portanto, ela é importante para nós entrarmos neste projeto e aplicarmos o conhecimento adquirido profissionalmente dentro das iniciativas que já estão sendo feitas pela prefeitura”.

A capacitação  é ministrada por técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para este mesmo evento, a Prefeitura do Paulista, em conjunto com a CPRH, convidou os municípios de Bonito, Gravatá, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Ipojuca, Petrolina, Recife, São José da Coroa Grande e Serra Talhada, que também estão realizando Licenciamento Ambiental, para a Capacitação.