PAULISTA > Notícias > Em Paulista, fórum promove debate em prol das pessoas com deficiência

Limpeza Urbana | 21/10/2014

Em Paulista, fórum promove debate em prol das pessoas com deficiência

Gestores públicos, professores, técnicos educacionais e estudantes com deficiência participaram nesta segunda-feira (20.10) do IV Fórum de Educação Inclusiva do Paulista. O evento, que aconteceu no Teatro Paulo Freire, no Centro do município, teve como tema: avanços e desafios nas políticas da educação inclusiva. Durante a iniciativa, foram realizadas palestras, exibições de vídeos e uma apresentação artística com os alunos da Escola Municipal Maria das Neves – grupo de dança onde os integrantes possuem algum tipo de deficiência.Na ocasião, as educadoras do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria Municipal de Educação, chamaram a atenção do público para a quebra de preconceitos e barreiras atitudinais, mostrando como lidar com as diferenças e especificidade de cada indivíduo. Na palestra, a professoras Luciene Marcelino e Bernadete Brandão destacaram ainda como alguns termos pejorativos estão enraizados na cultura popular e muitas vezes são ditos sem preocupação alguma, como nas frases que usam “nó cego”, “faca cega” e “condenado a viver numa cadeira de rodas”.Após a palestra das docentes da rede local, a coordenadora do Departamento de Assistência ao Deficiente (DADE), da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, Aline de Castro; e a representante da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Lúcia Menezes, apresentaram algumas ações dos órgãos em prol do segmento. Destaque para o programa PE Conduz (transporte gratuito para pessoas com deficiência até unidades de saúde), no âmbito estadual; e o serviço de carteira de livre acesso, na esfera municipal.