PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista oferece tablets para potencializar trabalho dos agentes de endemias

Saúde | 30/01/2019

Para potencializar o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias – ACEs, a Prefeitura do Paulista vai disponibilizar tablets, auxiliando o serviço da diretoria de Vigilância Ambiental no município. O prefeito Junior Matuto esteve na Secretaria de Saúde para acompanhar os ajustes finais da implantação desta ferramenta tecnológica na rotina de trabalho dos ACEs.

No encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (30.01), foi apresentado o novo sistema e como funcionará nos territórios assistidos. Os agentes registrarão nos tablets as visitas domiciliares, diagnósticos e notificações dos casos de arboviroses (doenças causadas pelos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela) e de outros tipos de doenças. Os dados serão coletados através de um sistema chamado Atend Endemias, desenvolvido em parceria com a Empresa Novetech Soluções Tecnológicas.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, disse que a implantação do sistema tecnológica é um pioneirismo para o município. “Largamos na frente com uma ferramenta personalizada para a cidade, saindo como o único município em Pernambuco utilizando esse modelo que construímos. Antes qualificamos o trabalho dos Agentes Comunitários Saúde - ACS, agora vamos dispor de tablets também no atendimento prestado pelos ACEs, para otimizar o trabalho da vigilância ambiental”, finalizou Fabiana.

O prefeito Junior Matuto ressaltou que a ampliação do uso dos tablets para os ACEs comprova o sucesso da ferramenta no trabalho dos servidores. “Quando implantamos a tecnologia para os Agentes de Saúde, observamos uma melhoria significativa na qualidade dos serviços oferecidos. Isso surtiu efeito no atendimento à população. Com isso, conseguimos não só atingir as metas, mas principalmente, atender com mais eficiência. Então, vamos ampliar o uso deste equipamento,” concluiu o gestor municipal.

A expectativa é que no prazo de 30 dias, os Agentes de Combate às Endemias recebam o equipamento e, após esse período, passem por uma capacitação sobre o uso adequado do tablet.

Participaram também da reunião, o chefe de Gabinete da Prefeitura do Paulista, Francisco Padilha; a secretária Executiva de Saúde, Maria Clara Rodrigues; Frederico Barros, diretor de Vigilância Ambiental; Ana Márcia Drexler; diretora de Vigilância Epidemiológica; o diretor de Tecnologia da Empresa Novetech, Fábio Guimarães e o tecnico Wallisson Cavalcanti.