PAULISTA > Notícias > Volta às aulas: Confira dicas de como estimular seu filho a uma rotina readequada

Educação | 04/02/2019

Assim como todos, as crianças precisam ter seus horários para exercer atividades diárias, mesmo não estando na escola. Embora que no período de férias, nem sempre seja possível manter os horários regrados dos pequeninos, devido a viagens em família e outras diversões. É necessário que, pelo menos uma semana antes do início das aulas, os pais ou responsáveis readéquem os hábitos dos filhos preparando-os para uma rotina onde tudo volta ao normal, ou que precise encarar uma rotina de aulas pela primeira vez.

Apesar disso, um fator importante para a criança, que está prestes a voltar a estudar é que ela tenha um rotina de sono natural, que estimule seu desenvolvimento físico, mental e social. É adequado aos responsáveis impulsionar os filhos a ficarem mais à vontade em relação ao sono nesse período, porém essa ausência de costumes resultará em uma criança agitada, irritada e desatenta assim que voltar ás aulas. É bom que o tempo de férias escolares sejam aproveitadas da melhor forma possível para os pais e, principalmente, paras crianças.

Listamos algumas dicas que os pais e responsáveis devem exercitar nesse início de aula:

- Faça com que a criança volte a rotina gradualmente. Para ajudá-lo, coloque-o para dormir antes do habitual e acorde-o um pouco mais cedo, isso fará com que ele não sinta tanto impacto no sono;

- Na hora de comprar o material escolar, insira seu filho nessa tarefa, ajudando-o a escolher algumas coisas, para que ele se sinta importante;

- Prepare a criança para a mudança que está por vir, mesmo não sendo a primeira vez na escolinha. Ouça-o e busque conhecer seus receios, conversando sobre os pontos positivos do novo ambiente dele;

- Diminua o tempo diário de assistir tv, vídeos e joguinhos no celular, isso fará com que sobre tempo para descanso e brincadeiras com ouras crianças, incitando a convivência com outras crianças;

É bastante comum a mudança de humor no período de adaptação ou readaptação. E é fundamental que os pais tenham paciência na inclusão de novas rotinas, para que os pequenos se sintam preparados, mesmo tendo uma certa resistência.