Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Saiba dicas importantes de como evitar e agir após a picada de escorpião

Saúde | 23/01/2019

Saiba dicas importantes de como evitar e agir após a picada de escorpião

Compartilhe esta notícia:

Dezembro a março, período do verão, é preciso tomar cuidados com o temido escorpião, tipo de espécie que se adaptou muito bem ao ambiente urbano. Por sua facilidade de se esconder, é possível encontra-lo até no local de trabalho. Ativo à noite e entocado durante o dia, ele esconde-se em locais escuros e úmidos como entulhos, principalmente madeira, telhas, pedras, troncos de árvores, atrás de móveis, frestas e até calçados e roupas. Um das medidas preventivas que se deve tomar para a eliminação desse animal é manter a casa e os arredores sempre limpos.

A picada  do escorpião pode ser confundida  com a de uma vespa e abelha, pois a  região fica inchada e avermelhada. A gravidade do envenenamento depende da espécie  e da dose liberada no organismo. Sintomas como náusea, vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação e aumento dos batimentos cardíacos indicam o agravamento do quadro, e podem surgir entre 6 e 12 horas depois da picada.  A primeira coisa a fazer, é procurar uma unidade mais próxima de saúde e de forma alguma passar qualquer tipo de substância no local.

Para evitar o acidente, sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. Evite acumular lixo e entulho perto de casa, sempre tapando as frestas e buracos das paredes. Quando for depositar o lixo domiciliar use sacos plásticos ou em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que esse tipo de espécie se alimenta. Além disso, é necessário eliminar a água parada, pois os escorpiões gostam de umidade. 


Imagens:

Compartilhe: