PAULISTA > Notícias > Paulista abre a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Direitos e Saúde da Mulher | 13/10/2014

Paulista abre a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Jardim do Coronel da Família Lundgren, no Centro do Paulista, sediou nesta segunda-feira (13.10) a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – uma dos eventos mais importantes do País no segmento. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o vice-prefeito Jorge Carreiro, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Bertoti, o coordenador geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão, entre outras. Em Pernambuco, a programação que começou nesta manhã segue até o dia 19 deste mês.

Durante a abertura, estudantes de escolas municipais, faculdades, gestores públicos, e a população em geral participaram de diversas atividades científicas. Foram expostos trabalhos na área de física (dissipação de energia, área de contato e força centrípeta), química (gases) e ciências (vida no fundo do mar, xadrez do cangaço), etc. O evento contou com a colaboração dos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, profissionais do Departamento de Oceanografia (UFPE), docentes do IFPE, além dos discentes da Faculdade Joaquim Nabuco. Em Paulista, além do Jardim do Coronel, as atividades vão acontecer nos seguintes pontos: polo da Secretaria de Educação; polo Praias – Janga, e polo Colégio Fernando Ferrari. A Semana Nacional de C&T em Pernambuco envolve mais de cinquenta locais, todos com uma programação bastante atraente, em torno do tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

A expectativa é de que duas mil pessoas devem participar das atividades educativas gratuitas, entre elas Triatlo do conhecimento, Xadrez do cangaço, Olimpíada da matemática, Fábrica de softwares, Caravana da Astronomia, além de jogos pedagógicos e exposição de trabalhos acadêmicos e sociais.

Confira a programação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Paulista:

Secretaria de Educação Municipal do Paulista: Atividade: exposição de Projetos 1. Projetos; triatlo do conhecimento 2. Xadrez do cangaço 3. Jogos pedagógicos 4. Alunos na Universidade 5.

Olimpíada da matemática Faculdade Joaquim Nabuco: Atividades: 1. Fábrica de softwares; 2. Exposição de trabalhos acadêmicos; 3. Exposição de trabalhos sociais

Colégio Fernando Ferrari: Atividades: 1. Exposição de trabalhos científicos 2. Exposição de Objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODM- UNESCO) 3. Caravana móvel da ciência (Colégio Fernando Ferrari)