PAULISTA > Notícias > Alunos da rede municipal criam museu e transformam imaginação em aprendizagem

Educação | 29/11/2018

Alunos da rede municipal criam museu e transformam imaginação em aprendizagem

Usar a imaginação das crianças como forma de ampliar a aprendizagem. Esse foi o intuito de um projeto realizado na Escola Municipal Frei Guido, que fica localizada no bairro da Mirueira, em Paulista.

Coordenado pela professora Manoella Martins, o projeto "No museu está a minha história: um mergulho na cultura nordestina” levou os alunos a conhecerem um pouco dos traços da nossa região. Os estudantes visitaram os museus do Homem do Nordeste, Paço do Frevo e Cais do Sertão, no Recife, e foi através dessa aproximação com a nossa história, que os alunos puderam aguçar a sua criatividade.

Na escola, os estudantes criaram o seu próprio "Museu do Amanhã" e realizaram exposições, relatando sobre a história da própria escola, destacando personalidades que já passaram por lá e exibindo peças antigas da própria unidade de ensino.

Segundo a professora, "há muito tempo que esse projeto vinha sendo preparado, e graças ao apoio da equipe gestora da Escola Frei Guido, foi colocado em prática, onde os alunos puderam conhecer três museus de Pernambuco. E na própria escola, foi possível trabalhar sobre cordel, xilogravura, e outros recursos culturais da nossa região, além de montar um museu temporário que conta um pouco da história da instituição de ensino".

O secretário municipal de educação, Carlos Junior, visitou a escola e aprovou o projeto. “Esse projeto é muito importante, pois além de realizar a aula extraclasse, ele possibilita que o estudante possa ampliar o aprendizado, conhecendo mais sobre o nordeste, e ele possibilita também o uso da criatividade para a elaboração de uma belíssima exposição, respeitando a história e o meio ambiente”.