Saúde | 27/11/2018
Paulista inaugura quarta Academia da Saúde em Maranguape I
Compartilhe esta notícia:
“Aqui era um lugar abandonado. No local tinha muito mato, lixo e atraía pessoas mal intencionadas, usuários de drogas. Agora o espaço está lindo. Tenho até mais vontade de fazer exercícios físicos”, foi o que disse a dona de casa Eunice Barbosa, 63 anos, na inauguração da Academia da Saúde Gilson José Brandão (Gilson Buda), em Maranguape I, nesta terça-feira (27.11).
O espaço, voltado à prática de exercícios físicos e promoção da qualidade de vida, foi entregue pelo prefeito Junior Matuto e pela comunidade durante um café-da-manhã. Essa é a quarta academia entregue à população. O espaço inaugurado fica em frente à Rodovia PE-22. A princípio, a academia vai funcionar no período da manhã, com aulas gratuitas para o público em geral nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Outra que ficou animada com a entrega da Academia da Saúde, foi a aposentada Nara Farias, 62 anos, que mora no bairro de Maranguape I há 40 anos. Ela disse que era um privilégio ter um espaço com atividades físicas em frente à sua residência. “Estou achando ótimo porque antes o local estava muito feio e totalmente abandonado”.
Após descerrar a placa inaugural, o prefeito Junior Matuto enfatizou a importância do Programa Saúde em Movimento. Ele disse que o programa faz uma diferença na vida das pessoas da terceira idade. “Entregar um polo, uma academia, um espaço, que antes era um lugar ocioso. É muito gratificante ver o semblante, a receptividade e a gratidão no olhar de cada um que faz o Saúde em Movimento, em especial o polo da PE-22”, concluiu.
A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, destacou que a gestão municipal está investindo no bem-estar da população com a entrega da academia. “A nossa proposta é qualificar os espaços de convivência e entender que saúde não é discutir doença e remédio. É abordar a prática de exercício físico e a prevenção em saúde”, disse.
A Academia da Saúde inaugurada atende aos parâmetros determinados pelo Governo Federal, e conta com um Espaço de Vivência, que consiste em área coberta, voltada para grande parte da programação; Multiuso, que será a área descoberta e livre, que permite o desenvolvimento de atividades com grupos maiores; e de Equipamentos, composto por barra horizontal, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio.
Para construir a academia, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou um montante de R$ 134 mil. Os recursos empregados na obra foram oriundos dos cofres municipais e do Governo Federal. A expectativa é de que outras três unidades como esta sejam erguidas na cidade.
No local, também está sendo construída a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jurandir Freire com capacidade para atender mais de quatro mil pessoas, com clínico médico, enfermeiros, dentista, pediatra e agentes comunitários de saúde. Para a execução da UBS Jurandir Freire, o investimento está sendo de R$ 570 mil (quinhentos e setenta mil reais). Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde com contrapartida do tesouro municipal.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo