PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista dá início ao maior pacote de obras de pavimentação da história do município

Qualificação Profissional | 29/09/2014

A Prefeitura do Paulista deu início, nesta segunda-feira (29/9), à execução do maior pacote de obras de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico da história da cidade. Ao todo, serão investidos R$ 11,8 milhões, que irão beneficiar 26 vias em dez bairros do município, além da construção de uma praça pública. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, faz parte de um convênio firmado com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades.

A primeira intervenção contempla a quadra C da Mirueira, que consiste no calçamento das ruas C 05, C 06, C 07 e C 08. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 120 dias. Estas quatro vias fazem parte de uma importante região do bairro onde estão instalados pontos comerciais, escolas e a igreja da comunidade. Nesta ação especificamente, a gestão municipal está investindo R$ 380 mil.   Com a execução total deste pacote de obras, a prefeitura vai calçar 18 vias em paralelepípedo, quatro em asfalto e revestir outras quatro já asfaltadas, mas que estão com o pavimento comprometido.

Ao todo, 61 mil m2 de vias serão beneficiados. A previsão de conclusão dos 26 logradouros públicos elencados neste convênio aconteça em um período de 12 meses. Essa ação do governo municipal vai transformar a realidade de muitos moradores de vias historicamente esquecidas pelo poder público. Destaque para as ruas Guaratinga, no Engenho Maranguape; Padre Anchieta, na Vila Torres Galvão; Ribeiro, em Arthur Lundgren II; e a Honorato Fernandes da Paz, no Janga. Esta última, inclusive, será transformada em um binário com a Av. Dr. Luiz Ignácio de Andrade Lima, desafogando o trânsito no Conjunto Beira Mar.

A Rua Estados Unidos, em Pau Amarelo, também está inserida nas obras. Nesta via, a prefeitura deve solicitar ao Grande Recife Consórcio de Transporte a criação de uma linha de ônibus para atender aos moradores das comunidades da Conceição, Chega Mais e Costa Azul. Além da pavimentação dessas vias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também vai construir uma praça pública no bairro da Jaguarana. O espaço – que será o único com esse perfil na comunidade – vai custar aos cofres públicos R$ 412 mil. A área vai contar com pista de cooper; duas quadra esportivas, sendo uma para futebol de areia e outra para a prática de futsal; vôlei; basquete; academia do idoso; academia de saúde; playground e área de convivência.

Ruas contempladas neste convênio:   Ruas com calçamento em paralelepípedo e drenagem: Rua Padre Anchieta – Vila Torres Galvão; Travessa Flor de Lis – Engenho Maranguape; Rua Guaratinga – Engenho Maranguape; Rua Lagoa dos Gatos – Arthur Lundgren I; Rua Jaboatão – Arthur Lundgren I; Rua Parnamirim – Arthur Lundgren I; Rua Vila da Resistência – Arthur Lundgren II; Rua Ribeiro – Arthur Lundgren II; Rua 123 – Jardim Paulista; Rua 93 – Jardim Paulista; Rua 85 – Jardim Paulista; Rua 86 – Jardim Paulista Baixo; Rua Paralela do Canal – Jaguarana; Ruas Transversais da Av. E (B, C, D e L) – Maranguape II; Rua C 05 – Mirueira; Rua C 06 – Mirueira; Rua C 07 – Mirueira; Rua C 08 – Mirueira; Ruas com pavimentação asfáltica e drenagem: Rua Honorato Fernandes da Paz – Janga; Rua 63 – Maranguape II; Rua do Campo – Jaguarana; Rua Estados Unidos – Pau Amarelo;   Ruas com revestimento asfáltico e drenagem: Rua Djalma Dutra – Janga; Rua 86 – Maranguape II; Rua 94 – Maranguape II; Avenida D – Maranguape II;   Construção de praça pública: Praça da Jaguarana – Jaguarana.