Saúde | 07/11/2018
Atenção para limpeza das caixas d águas
Compartilhe esta notícia:
Quando foi a última vez que você fez uma limpeza na caixa d’água? É de extrema importância manter a qualidade da água que usamos livres de impurezas e contaminação. A utilização da água é essencial para vida, para o consumo, lavar os alimentos, limpa a casa o carro e para higiene pessoal. Mas, se esta água não estiver limpa, pode transmitir doenças graves para o ser humano, seja pela ingestão de alimentos que foram limpos com água contaminada ou até mesmo do contato da pele com a água.
O descuido dessa limpeza pode ocasionar na formação de lodo e bactérias prejudiciais à saúde criando a possibilidade de doenças, como a cólera e a febre tifoide. Essas doenças causam muitas dores no abdômen, nos músculos e reto, diarreia aquosa, diarreia grave, náuseas e vômitos. Geralmente algumas pessoas têm o costume de realizar a limpeza nas caixas d´água uma vez por ano, porém não é o mais adequado, recomenda-se que a cada seis meses seja feita uma limpeza.
A forma mais adequada de manter a caixa limpa é verificar a situação do reservatório, procurando furos e rachaduras. Para a limpeza é preciso esvaziar todo recipiente, lavando as paredes internas e a tampa, deve-se tomar cuidado para que a sujeira não siga para as tubulações de saída, após retiradas a manchas e toda a sujeira, é preciso enxaguar e esvaziar novamente. Feito isso é hora de fechar a caixa de forma que evite a entrada de mosquitos e poeiras.
Além de ajudar na saúde, a limpeza da caixa d´água evita entupimentos, mas, é preciso ficar ligado na forma correta da limpeza, fazer de forma errada pode inferir em outros problemas. Em caso de dúvida existem empresas especializadas em limpezas de reservatórios.
Você ainda tem caixa d´água de amianto? Fique atento.
O amianto é uma fibra altamente cancerígena, cuja poeira quando inalada a longo prazo pode causar câncer de pulmão e uma série de outras enfermidades. Não significa que se você tem um reservatório de amianto terá câncer, mas, dificulta imensamente a limpeza da caixa d'água, já que ela não pode ser esfregada, para não liberar a poeira tóxica. Uma limpeza superficial não a higieniza devidamente, já que tal material favorece a impregnação de sujeiras na parede interna do reservatório.
A melhor e mais indicada alternativa é a troca de caixa d'água para uma opção de polietileno ou de fibra, essas opções não apresenta riscos à saúde e a limpeza pode ser feita facilmente e sem problemas.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo