Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Descubra qual a idade mais adequada para levar as adolescentes ao ginecologista

Saúde | 25/10/2018

Descubra qual a idade mais adequada para levar as adolescentes ao ginecologista

Compartilhe esta notícia:


Muitas adolescentes não sabem, mas se consultar com uma ginecologista após a primeira menstruação é fundamental. Segundo especialistas que lidam diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas, a primeira consulta deve ocorrer em torno dos 12 ou 13 anos, ou até antes, caso a menina apresente algum sintoma ginecológico.

Existe um mito entre o público feminino que diz que só após a primeira relação sexual as mulheres devem se preocupar em se consultar com um ginecologista. Mas o que muitas delas não sabem é que os ginecologistas atuam não só no tratamento como na prevenção de distúrbios do aparelho genital feminino.

Após a primeira menstruação é comum diversas transformações no corpo, no humor e na sexualidade das meninas. A puberdade marca a transição entre a infância e a adolescência, onde ocorrem o desenvolvimento das características sexuais e a aceleração do crescimento. É neste período onde se iniciam as funções reprodutivas dos adolescentes.

 Muitas meninas não dialogam com as mães sobre as mudanças nesta fase da vida, por essa razão, o profissional vai esclarecer algumas dúvidas mais comuns entre as adolescentes como corrimentos, surgimento do broto mamário doloroso e alterações de humor e no sono após a menstruação. É fundamental entender o funcionamento do próprio corpo e as mudanças em sua forma e funcionamento.

Os pais devem procurar por profissionais que o ajudem suas filhas a compreender melhor as alterações no corpo, principalmente se a adolescente apresentar alguma alteração ginecológica. Além do ginecologista existe uma subespecialidade médica que trata exclusivamente no período de desenvolvimento da adolescência. O Hebiatra trata de pacientes ginecológicos no período da puberdade. 

 


Imagens:

Compartilhe: