PAULISTA > Notícias > Olhar Paulista contempla mais 41 alunos da Rede Municipal de Ensino

Saúde | 23/10/2018

Olhar Paulista contempla mais 41 alunos da Rede Municipal de Ensino

O estudante Wancelmo Santos, 14 anos, sentia dificuldade de enxergar as letras no quadro. A mãe dele, a dona de casa Adriana Maria dos Santos, disse que por causa do autismo, o adolescente sofria com problemas de visão. A partir de agora, isso não será mais um problema na vida do garoto Wancelmo, que estuda na Escola Municipal Carlos Alves, em Maranguape I, já que ele foi um dos contemplados pelo Programa Olhar Paulista.

“Esse já é o segundo óculos que ele recebe pelo programa que ajuda os pais que não têm condições de levar o filho um exame de vista ou comprar os óculos. Estou feliz e satisfeita pelo meu filho. Ele já gostava de estudar e agora vai gostar mais ainda. Tenho que agradecer a Deus e ao prefeito por essa oportunidade”, disse Adriana, emocionada.

Nesta terça-feira (23.10), mais 41 óculos foram entregues às crianças das Escolas Municipais Professora Conceição da Paz, em Maranguape II, Carlos Alves, Maranguape I, Edson Gomes e Etelvino Lins, no Janga. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

A secretária de Saúde do Paulista Fabiana Bernart disse que o Olhar Paulista é um programa pioneiro na cidade e que a gestão municipal vem procurando ampliar cada vez mais crianças e adolescentes do município. “A importância desse programa é de fato reestabelecer toda a necessidade que a criança tenha para que ela possa aprender em sala de aula o máximo possível e que o problema de visão não interfira na capacidade de ensino ou no seu aprendizado”.

O secretário de Educação do Paulista Carlos Júnior também ressaltou a importância do Olhar Paulista. “A gestão municipal enxergou para os que mais precisam e também a continuidade do programa. O difícil não é implantar o programa na rede pública e sim continuar e ampliar. É o que nós estamos fazendo”, disse o gestor da pasta.

O prefeito Junior Matuto disse que o Olhar Paulista transforma a vida e a educação das crianças contempladas com a iniciativa. “Nós tivemos o cuidado e o compromisso desde o início da implantação do programa, que foi votado por unanimidade na Câmara e hoje é Lei no município do Paulista. Toda criança que tem dificuldade no aprendizado por conta da visão, vai passar por uma consulta e ganhar os óculos”, enfatizou.

OLHAR PAULISTA - O programa foi implantado no município há três anos. O Olhar Paulista é uma iniciativa que contempla estudantes de 6 a 12 anos de idade da rede municipal, oferecendo exames oftalmológicos e óculos gratuitos. A triagem é realizada por um oftalmologista do Centro da Visão de Pernambuco (Cevipe), no Centro do Paulista. Oitocentos e cinquenta e nove alunos já receberam os óculos e 1.628 passaram pela triagem.