Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Homens devem ficar atentos ao câncer de mama

Saúde | 08/10/2018

Homens devem ficar atentos ao câncer de mama

Compartilhe esta notícia:

Com o outubro rosa em ação, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ganha muito mais força e visibilidade.  A atuação desse trabalho tem como objetivo alertar sobre esta doença que ganha proporções no ambiente feminino. Mas, o que poucos sabem é a possibilidade do câncer de mama afetar também os homens. 


É preciso saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. Apesar de a porcentagem ser mínima, a doença pode se desenvolver também em homens, isto pelo fato deles também possuírem o tecido mamário, local onde se origina a neoplasia. Por ser comum entre as mulheres, é mais difícil para o público masculino perceber se está desenvolvendo a doença, e desta forma fica mais complicado o diagnostico, o que retarda o início do tratamento necessário.


Quando diagnosticado, os tumores mamários em homens pode gerar uma mortalidade maior em comparação ao feminino, pelo motivo de ser detectada em estágio tardio, isso é decorrente de os médicos serem acionados no momento em que os nódulos já estão grandes e visíveis no peito. Devido à mama masculina ser menor do que a mama feminina é provável que a doença se espalhe para a parede torácica.


A melhor forma é ficar atento aos possíveis sintomas, o autoexame é essencial para ambos, é através do exame que podem ser detectado algum tipo de protuberância. Os homens devem ficar atentos a sintomas como: nódulo ou caroço no peito ou mamilo, pele enrugada, vermelhidão ou descamação da pele da mama, alteração no volume da mama, inchaço na axila saída de líquidos ou sangue entre outros.


Assim como nos casos em mulheres, quem da o diagnostico do câncer de mama em homens é o médico Urologista ou mastologista, isto pode ser confirmado através de exames de mamografia, ultrassom da mama com biópsia e outros. Com tudo fica o alerta para a procura do médico principalmente em se já existir caso na família, tendo em vista que o câncer é uma doença extremante ruim para ambos os sexos.



Imagens:

Compartilhe: