PAULISTA > Notícias > Geladeira Literária incentiva a leitura na rede municipal de ensino em Paulista

Educação | 05/09/2018

Geladeira Literária incentiva a leitura na rede municipal de ensino em Paulista

Estimular a juventude que tem fome de leitura. Esse é o objetivo da Secretaria de Educação do Paulista ao implantar o projeto “Geladeira Literária”. A proposta visa transformar geladeiras sem utilidade em armários do saber, além de oferecer às escolas que não possuem biblioteca própria e aos estudantes, a oportunidade de conhecer novos mundos. O lançamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (05.09), na Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves, no bairro do Engenho Maranguape.

Para a professora Suzana de Azevedo, supervisora do projeto na escola, esta ação é importante para a comunidade. “Nós temos uma comunidade muito carente de leitura, e como não temos uma biblioteca na escola, o Geladeira vai ser de total importância, principalmente para os nossos alunos que, por questão financeira, não tem tanto acesso a livros”.

Já Luan Victor Venceslau, estudante do oitavo ano do ensino fundamental, salientou sobre os benefícios que a iniciativa traz para o aprendizado dos alunos. “Eu acho bom a realização deste projeto, pois incentiva os alunos a lerem mais, se dedicarem mais, e melhorar o seu aprendizado”, frisou.

De acordo com o professor Inaldo Ferreira, o “Geladeira Literária” funcionará em caráter itinerante, e a cada três meses, o acervo visita uma nova escola, dando a oportunidade para que outros estudantes possam ter acesso aos livros. Segundo o professor, inicialmente o projeto está em três escolas (Escola Brigadeiro Aldo Pinho Alves, no Engenho Maranguape, Escola Susie Regis, na Jaguarana, e Escola João Fonseca, no Loteamento Conceição), mas a meta é ampliar esta atividade para toda a rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação do Paulista está recebendo doações de geladeiras que não estejam em funcionamento. Quem tiver interesse em colaborar, basta entrar em contato com a secretaria através do telefone (81) 3487-0920, que uma equipe irá até o endereço informado para realizar a busca do equipamento.