Saúde | 10/07/2018
Em Paulista, gestão deflagra processo eleitoral de Conselho Municipal de Saúde
Compartilhe esta notícia:
Com o objetivo de iniciar o processo eleitoral para a escolha do novo Conselho Municipal de Saúde do Paulista, foi criada uma comissão de organização para deliberar sobre os trâmites do pleito. A comissão foi instalada em assembleia na manhã desta terça-feira (10.07), no auditório da Secretaria de Saúde do Paulista, reunindo usuários, trabalhadores, gestores e representantes do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco.
De acordo com o Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde do Paulista, a comissão tem o intuito de atuar na formulação e proposição de estratégias, na discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização de Políticas de Saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros.
Segundo a superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Saúde do Paulista, Tathiana Teles, com a criação da comissão, será possível montar o edital para o processo que vai eleger 20 conselheiros titulares e outros 20 suplentes.
“A comissão eleitoral também é formada por usuários, trabalhadores, prestadores e gestores. A partir dela será feito um edital com todas as regras, baseado no regimento interno do Conselho Municipal de Saúde, e que vai nortear o processo de eleição. Com isso, teremos todos os prazos para que a sociedade também possa participar desse processo de eleição e venha participar do conselho”, explicou Tathiana.
Representando o Estado, estiveram presentes os conselheiros estaduais de Saúde, Lucelena dos Anjos, José Carlos Tavares, e o assessor jurídico Arthur Feitosa, representantes da Comissão de Assessoramento aos Conselhos Municipais de Saúde.
“É super importante a abertura de um conselho municipal, pois o usuários fazem suas denúncias, acompanham marcação de consultas, questão de medicamento. E a gente trabalha com o controle social. Estamos muito felizes em dar nosso apoio para a concretização deste conselho municipal”, ressaltou a conselheira Lucelena dos Anjos.
A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, também esteve na ocasião. Durante o encontro, ela reforçou a importância da criação do conselho Municipal de Saúde, e anunciou que o município foi beneficiado com uma capacitação para conselheiros de saúde, por parte do Tribunal de Contas do Estado. A expectativa é preencher as vagas logo após a eleição do Conselho.
“Venho aqui fortalecer a importância desse processo democrático para formação dessa comissão e a partir dela a gente formar um novo conselho. Quero agradecer a participação do Conselho Estadual, dos conselheiros e das pessoas que estão se candidatando para a comissão, em nome da gestão do município do Paulista, e abrir as portas e ficar disponível para o que for necessário”, concluiu Bernart.
Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo