PAULISTA > Notícias > Agente de Combate às Endemias do Paulista recebem oficina de atualização e novos fardamentos

Saúde | 20/06/2018

No intuito de realizar uma atualização para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), foi realizado, na manhã desta quarta-feira (20.06), a abertura de uma série de encontros para uma formação desses profissionais, que deverá acontecer mensalmente, até o mês de setembro deste ano. Na ocasião, estiveram presentes toda a categoria dos ACEs do Paulista, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde, da Câmara Municipal do município, e com o prefeito Junior Matuto, que fez a entrega de camisas UV aos agentes. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo, destacou a importância do trabalho que o ACE desempenha no Paulista. “Essa é uma ação que a gente faz de maneira permanente. A gente está sempre conversando e discutindo assuntos pertinentes à vigilância em Saúde, lembrando e mostrando que o Agente de Endemias não só trabalha com arboviroses, trabalha com vigilância em Saúde como um todo”, ressaltou Fábio.

Representando a categoria dos ACEs, a presidente da Associação Municipal de Agentes de Combate às Endemias (Amacepa), Luci de Souza afirmou que nunca se viu no Paulista um evento desse porte voltado para os agentes.

“Estou muito feliz, porque hoje é mais um dia de alegria, e eu fico honrada em participar desse momento. Queremos agradecer ao prefeito Junior Matuto pela parceria com a nossa categoria, à secretária Fabiana Bernart, que acreditaram em nossa proposta e avançaram, bem como ao Fábio Diogo e Frederico, e principalmente, a todo agente de combate às endemias. Eu fico lisonjeada em fazer parte desse grupo”, completou.

Atualmente, o município do Paulista conta com 141 Agentes de Combate às Endemias, que atuam em conjunto com a rede municipal de Saúde, integrando as equipes de Saúde da Família de cada localidade.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, destacou que a gestão vem mantendo um diálogo permanente com a categoria, sempre buscando atender às reivindicações e demandas, e de maneira tranquila, discutindo e avançando em relação aos pleitos dos agentes.

“O foco da gente hoje aqui é essa capacitação, mas o que a gente  também traz outras discussões importantes, inclusive, linkadas a essa capacitação. Porque o objetivo da gente é sempre atingir o maior número de indicadores, e que vocês (os agentes) possam trabalhar da melhor forma possível”, enfatizou Bernart.

Em seu discurso, o prefeito Junior Matuto também enfatizou o quanto é grato pelo trabalho desempenhado pelos ACEs na cidade. “São em dias como o de hoje, que a gente coloca a cabeça no travesseiro no final do dia e dorme tranquilo. Essas conquistas contaram com a colaboração de muita gente. Não podemos esquecer da batalha da nossa eterna guerreira Vilma ( Santana, ex-presidente da Amacepa, falecida em agosto de 2016), que plantou o bem o tempo todo, sempre pensando na categoria”, disse Matuto.