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Publicada em: 18/06/2018 - Educação
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Projeto Educa Libras lança II Mostra de Conhecimentos no Paulista

Temas de vestuário, expressão

corporal e assuntos domésticos marcam o lançamento da II Mostra de

Conhecimentos do Projeto Educa Libras, na tarde desta segunda-feira (18.06). A

atividade foi realizada com o objetivo de avaliar os estudantes da Língua

Brasileira de Sinais, do curso proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação

do Paulista. A culminância aconteceu na Escola Municipal José Firmino da Veiga,

no Centro.

Na oportunidade, os cursistas dos

módulos básicos 1 e 2 compartilharam  o

que aprenderam no decorrer do curso para os estudantes. Ao mesmo tempo, passaram

por uma avaliação que faz parte do processo para alcançar a certificação do

curso. A mostra vai acontecer até a próxima quinta-feira (21.06), nos horários

da manhã e da tarde. No total, 10 turmas irão se apresentar.

O aluno do curso básico 1,

Francisco Ferreira, de 36 anos, comentou a própria experiência na Mostra. “É

uma oportunidade de estreitar laços, trocar conhecimentos. Assim, podemos

entender melhor e manter incluídos o público dos surdos. Criando pontes ao

invés de muros. É um universo maravilhoso, que não se traduz com um som

diferente, que só é possível escutar bem com o coração”, afirmou ele, que também

atua como professor de Filosofia.

“É importante que os alunos

tenham esse contato com os surdos. A partir dessa experiência, vamos sentir a

evolução de cada um em relação ao que foi aprendido. É essencial transmitir o

conhecimento para outras pessoas, ao invés de guardar para si. Além disso, nós

vamos poder observar para ajustar o que for necessário” concluiu a professora

do curso, Ana Karolina da Silva.

















A coordenadora de Educação

Especial do Paulista, Bernadete Brandão, explicou a proporção dessa atividade

para a rede municipal de ensino. “O intuito é despertar nos estudantes o interesse

de aprender essa língua, através dessa atividade, além de fortalecer a nossa

segunda língua oficial, aumentando

o nível de inclusão dos estudantes surdos da rede municipal de ensino”,

concluiu.

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