Saúde | 25/04/2018
Saúde do Paulista recebe certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Compartilhe esta notícia:
No Paulista, o trabalho de incentivo ao aleitamento materno, desenvolvido pelas equipes da Unidade de Saúde da Família José Borges II, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e recebeu a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil - Edição de 2017.
A USF localizada na Avenida Dois, na Alameda Paulista, é a única da Região Metropolitana contemplada com o certificado. Mais quatro postos de saúde do Recife receberam a certificação.
A Estratégia Amamenta e Alimenta, foi implantada no município em 2016, quando foram capacitados 22 tutores divididos em quatro territórios para ministrar o conteúdo para outros profissionais de saúde das unidades.
No município, cerca de 30 gestantes são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e participam das atividades voltadas para o aleitamento materno. Entre elas, a estudante de Nutrição Aline Gonçalves, de 21 anos. Mãe de primeira vez viagem, ela conta que no início, a pequena Ana Clara Correia sentia muita dificuldade para mamar. “Tenho muito a agradecer aos profissionais do posto que me ofereceram um suporte significativo para superar essa dificuldade. Aprendi muito com todas as orientações dadas aqui. Para mim, amamentar é algo sem palavras”, enfatizou.
“Quando o MS certifica a unidade de saúde com este selo de qualidade, a população só tem a ganhar com esse reconhecimento. Isso significa que os profissionais conseguiram implementar a estratégia e alcançou os seus objetivos junto aos usuários”, disse a coordenadora de Nutrição do município Nancy Aguiar.
De acordo com a secretária municipal de Saúde Fabiana Bernart, a certificação garante uma referência numa abordagem sobre um tema tão importante como aleitamento materno. “Para gente é uma honra. Aproveitamos para reafirmar o compromisso de levarmos esse modelo para todo o município. O prêmio é o reconhecimento que conseguimos fazer Atenção Básica e trabalhar dentro das estratégias preconizadas tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Governo do Estado”, enfatizou.
Também presente à entrega da placa da certificação, a coordenadora de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Saúde, a nutricionista Rijane Barros disse que a USF José Borges II cumpriu todos os requisitos para receber a certificação. “Durante a execução da Estratégia Amamenta e Alimenta são observados seis passos, que vão desde oficinas com as gestantes até participação dos profissionais durante a iniciativa. A unidade cumpriu de forma exemplar”, frisou.
No Brasil, atualmente 109 unidades de saúde foram certificadas desde a criação da estratégia, em 2013, que visa qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, incentivando o aleitamento exclusivo e alimentação saudável para crianças menores de dois anos de idade.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo