Direitos e Saúde da Mulher | 20/04/2018
Cidade do Paulista é primeira a participar de ação formativa voltada para o público feminino
Compartilhe esta notícia:
Paulista foi a primeira cidade a participar da Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), voltada para lideranças femininas do Estado, com o intuito de aproximar as mulheres do poder legislativo. Durante o encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (19.04), no prédio da Alepe, as participantes conheceram a história e a estrutura do Legislativo pela manhã e, à tarde, participaram de uma ação sociopolítica com foco na inserção feminina nos espaços de poder. Todo mês, o parlamento estadual receberá mulheres de um município diferente.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe e autora do projeto que originou o Mulheres na Tribuna, a deputada estadual, Simone Santana, destacou a satisfação de estar realizando esse trabalho. “Estamos muito felizes como essa possibilidade, pois a sub-representatividade feminina nos espaços de poder é muito grande. Aqui, na Alepe, por exemplo, dos 49 parlamentares, apenas seis são mulheres. Isso é reproduzido em várias casas legislativas, por isso precisamos desconstruir esse fato, e aumentar a participação feminina na política”, explicou.
A administradora, Jociane Rodrigues, 32 anos, revelou que não tinha interesse nenhum em conhecer melhor ou discutir sobre política, até aparecer a oportunidade de participar da formação. “Hoje, através desse encontro, muitas barreiras foram quebradas para mim. Agora posso afirmar que minha mente está mais aberta e faço questão de repetir que lugar de mulher é onde ela quiser. Podemos sim estar à frente de cargos reconhecidos e liderando posições importantes. Temos a mesma capacidade de qualquer outra pessoa”, ressaltou.
“Essa ação é um marco na história da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, que é a casa de todos os pernambucanos, e que agora, passa a contemplar uma maioria total da população, também maioria no eleitorado, que somos nós mulheres. Hoje trouxemos uma diversidade de mulheres paulistenses, tem artesãs, empreendedoras, e também aquelas que já se envolveram na política como candidatas. Mulheres que estão crescendo e felizes por estarem se apropriando do espaço que também é delas”, disse a secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pino Alves, que também recebeu uma homenagem do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa.
Para participar da ação formativa, a prefeitura ou o grupo de mulheres, deve fazer uma solicitação ao gabinete de qualquer deputado estadual. O Mulheres na Tribuna é organizado em parceria entre a Comissão da Mulher, Escola do Legislativo e o Cerimonial da Casa. Está respaldado pela Resolução da Alepe de nº 1.375/2016, que integra o Regimento Interno do Legislativo Estadual.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo