Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > No Dia Mundial da Voz, dicas importantes para sua saúde vocal

Saúde | 16/04/2018

No Dia Mundial da Voz, dicas importantes para sua saúde vocal

Compartilhe esta notícia:


Muitas pessoas não sabem que é necessário cuidar da voz e desconhecem os efeitos negativos que o uso incorreto podem causar na qualidade de vida. Gritar, pigarrear, fumar, falar fora do tom natural, são algumas das ações que caracterizam o abuso vocal. Não cuidar da voz desencadeia uma série de doenças, entre elas a afonia, que é a perda total da voz ou a disfonia que é a rouquidão. Para conscientizar a população da importância dos cuidados com a voz, no dia de 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz

A voz humana é produzida na laringe, é nela que se encontram as pregas vocais que se aproximam suavemente, uma da outra, e realizam o movimento e vibração, causados pela passagem de ar que vem dos pulmões. Por causa desse mecanismo o ser humano consegue emitir os sons que o permitem realizar atividades como a fala, o canto e o choro.

Os cuidados essenciais com a voz podem parecer complicados, mas não são. Fazer uma alimentação equilibrada, beber bastante água, falar pausadamente, não fumar, evitar bebidas muito quentes, frias e/ou gasosas e falar em tom natural são algumas atitudes que auxiliam na saúde vocal.

A fonoaudióloga, Maria Cristina da Silva, atua na Rede de Saúde do Paulista e dá algumas dicas para os cuidados com a voz. “Não precisa que você tome uma garrafa de água de uma vez, mas você manter sempre próximo de si uma garrafa com água para ir bebendo aos poucos e ir hidratando sua prega vocal é muito importante. Também ter à disposição uma fruta poderosíssima para a voz, que é a maçã, é muito bom. Pois a maçã tem uma função adstringente, limpa todo o trato vocal. Quando comemos uma maçã além de limpar ela cuida das nossas pregas vocais”.

Maria Cristina explicou ainda quando se deve buscar ajuda de um especialista da voz. “Sempre que a pessoa perceber qualquer alteração na voz, como mudar o padrão vocal de forma brusca, perder a voz, apresentar rouquidão constante, tosse ou pigarro com frequência ou dificuldades no processo da fala. Tem também os profissionais que usam bastante a voz no dia a dia, como é o caso de professores, cantores, repórteres e atores”. concluiu

O atendimento ambulatorial para fonoaudiologia na rede municipal de saúde do Paulista acontece por meio de encaminhamento médico nas Policlínicas Adolfo Speck, Josino Guerra e Correia Mandu.


Imagens:

Compartilhe: