PAULISTA > Notícias > Primeira edição do ExpoFêmea reúne artesãs da RMR em Paulista

Direitos e Saúde da Mulher | 11/04/2018

Primeira edição do ExpoFêmea reúne artesãs da RMR em Paulista

Em mais uma ação da gestão Junior Matuto em prol do público feminino, a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista deu início, na noite desta terça-feira (10.04), à primeira edição do ExpoFêmea. A abertura do evento aconteceu no auditório da Universidade Joaquim Nabuco, no Centro do Paulista. O objetivo é o de fortalecer o empreendedorismo feminino, através da formação de liderança e redes de apoio. A feira de artesanato é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Uninabuco, e o Paulista North Way Shopping. O evento segue nos dias 11 e 12, no Shopping, com palestras e exposições de artesanato.

Para participar do evento, houve uma pré-seleção, que terminou com o ingresso de 50 mulheres de vários municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além das participantes de fora, o Expofêmea possibilitou a chegada de outras artesãs que também não faziam parte dos grupos produtivos, como no caso de Evânia Cavalcante, que faz produtos para bebês de até um ano de idade. “Estou muito feliz de participar do Expofêmea, pois é uma oportunidade muito boa para a gente. E essas palestras que a secretária Bianca está trazendo são muito importantes. A gente poder expor numa área como a do shopping é uma coisa muito boa, porque como artesã, é muito bom. Só tenho a agradecer”, disse a empreendedora.

A secretária executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, ressaltou que o enfrentamento à violência contra as mulheres tem que ter uma série de instrumentos e de ferramentas que possibilitem essas mulheres a saírem desse tipo de violência e lutarem junto com a gente na erradicação dessa violência. Segundo ela, a Expofêmea surge nesse foco e pretende ampliar a possibilidade de comercialização dos produtos das mulheres empreendedoras.

“A gente sabe a dificuldade que elas têm de tocar o próprio negócio. Através de dois projetos nossos, o Projeto Fêmea e o de qualificação profissional, conseguimos não somente estabelecer uma loja numa parceria com o North Way Shopping, mas estamos conseguindo também colocar grupos produtivos, trazer essas empreendedoras cada vez mais para perto da Prefeitura, para que a gente possa injetar sempre nelas a autoestima e o material necessário para que elas possam ter sucesso nos seus negócios”, completou a gestora.

Também presente no evento de abertura, o prefeito Junior Matuto ressaltou que a realização do Expofêmea se traduz no fechamento de um ciclo que iniciou com a capacitação, passando pela entrega de equipamentos e insumos para os grupos produtivos de mulheres empreendedoras do Paulista. Na ocasião, o gestor elogiou a secretária Bianca Pinho Alves por tocar mais essa iniciativa.

“O que me deixa mais feliz é a sua capacidade de unir e agregar e de abrir o evento não apenas para as empreendedoras do Paulista, mas também de municípios vizinhos. Porque a partir do momento que se faz uma exposição de diversos produtos seja de Paulista, como também da Metropolitana Norte como um todo, você na verdade está fazendo uma política grande de gênero, que se todo mundo tivesse a capacidade de espalhar essa semente do bem, nós teríamos dias melhores”, concluiu Matuto.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, o vereador Fábio Barros, falar no empreendedorismo, sobretudo no momento em que o país passa, é de grande importância. O parlamentar defende que a mulher é uma figura importantíssima nesse conjunto de sociedade, e que tem uma força de trabalho inegável e uma determinação. Na ocasião, Barros ressaltou a importância da gestão do prefeito Junior Matuto e da secretária Bianca Pinho Alves pelas políticas voltadas para a questão de gênero na cidade do Paulista.

“Ao mesmo tempo em que falamos em empreender, falamos em enfrentar dificuldades como o preconceito, a violência e aqui fica a beleza de um evento como esse, onde as mulheres empreendedoras, artesãs e mulheres que atuam nessas atividades econômicas vão aproveitar esses dias de Expofêmea para tratar de formação, orientação, e direcionamento para o empreendedorismo”, declarou o vereador.

PALESTRAS

Durante os dias da ação acontecerão palestras abertas ao público com os seguintes temas: Desenvolvimento das Habilidades de Empreender; Fomento à Implantação de Negócios e Ideias Empreendedoras; Formação de Redes de Apoio e as Redes Sociais como Ferramenta de Negócios e Educação Financeira e Linhas de Crédito, acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Faculdade Joaquim Nabuco. Além disso, o público feminino contará com serviços gratuitos de beleza e bem estar.