PAULISTA > Notícias > Prefeito e governador participam das atividades do projeto Caravana da Educação em Paulista

Educação | 05/04/2018

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, prestigiou nesta quinta-feira (05.04) a terceira edição do projeto “Caravana da Educação” do Governo de Pernambuco. A ação, que visa aproximar as escolas da população e fortalecer o protagonismo dos jovens na rede pública estadual, mobilizou educadores e alunos em três polos de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientação aos estudantes. A abertura oficial do evento foi conduzida pelo governador Paulo Câmara e ocorreu na Escola de Referência do Ensino Médio – EREM Custódio Pessoa, em Paratibe. A unidade de ensino também sediou o encontro dos gestores, professores e alunos da GRE Norte para a pactuação de metas para 2018.

Ciente da importância de projetos como a Caravana da Educação, o prefeito fez questão de participar do evento e enaltecer o trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo na área. “Graças ao esforço de muita gente Pernambuco alcançou a liderança do ranking que avalia a qualidade da educação pública no País. Mas todos nós sabemos que o mais difícil é manter esse nível. Por isso, enquanto município precisamos ajudar o Estado, investindo em ações estratégicas para qualificar o patamar da educação básica. Isso vai garantir que os nossos alunos cheguem mais preparados no ensino médio”, ponderou Junior Matuto.

O governador Paulo Câmara aproveitou a oportunidade para falar sobre o desafio de manter o Estado na liderança da melhor educação pública do Brasil. “Todos nós estamos fazendo um esforço muito grande para que Pernambuco continue no topo do ranking nacional da educação. Agora quem pensa que isso é fácil está muito engando. Por isso temos feito uma série de ações, entre elas, a pactuação das metas com os gestores e envolver cada vez mais os estudantes e seus familiares nas atividades da escola. E a partir dessa integração com a comunidade escolar os resultados sempre aparecem”, destacou.

As ações da Caravana da Educação foram divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central. A iniciativa envolveu as escolas Custódio Pessoa e Padre Osmar Novais, em Paratibe; e a EREM do Paulista, na área central da cidade. Ao todo, 1,5 mil estudantes participaram das atividades esportivas; apresentação de números de dança e teatro; doação de livros; recitais e leitura.

Como prova de que esse investimento público na educação tem colhido frutos, o ex-aluno da EREM Maria Vieira Muliterno, em Abreu e Lima, Jonhatha Cavalcante fez um depoimento emocionado de agradecimento. “A educação é algo que tem que ser prioritário na vida de uma pessoa. Ela abre portas, abre a mente e permite alcançar os objetivos, como ingressar na universidade. E quando a gente estuda começa a ver o mundo com outros olhos”, frisou o jovem que atualmente estuda Farmácia a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele também é beneficiado pelo programa PE no Campus, que financia a permanência de estudantes universitários longe de casa.

Ainda participaram do evento, o chefe de Gabinete do Governador, João Campos; o secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio; as deputadas estaduais, Laura Gomes e Simone Santana; o secretário de Educação, Carlos Junior; e os vereadores do Paulista, Fabio Barros e Eudes Farias; e o gerente da GRE Norte, Gleidson Alves, além de demais servidores da Secretaria Estadual de Educação.