PAULISTA > Notícias > Estudantes recebem formação para disseminar a cultura de paz nas escolas do Paulista

Educação | 15/03/2018

A primeira atividade de formação do Programa de Paz nas Escolas (PROPAZ) foi realizada na manhã desta quinta-feira (15.03), na Escola Polivalente Maria do Carmo Pinto Ribeiro, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa, que segue até sexta-feira (16.03), está beneficiando estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede, que são divididos por polos: Centro e Praia. A exceção fica por conta da Escola Municipal Rural, localizada no bairro da Mubeca I, que será atendida na própria unidade.

Com essa ação, a Secretaria de Educação busca formar alunos pacificadores, contando com o empenho dos próprios estudantes para fortalecer a cultura de paz no ambiente escolar. Durante os dias de formação, 17 escolas da rede municipal irão receber as instruções para o ano letivo de 2018, tendo como representantes nove alunos e três responsáveis de cada unidade de ensino.

O programa, que atua na rede municipal desde 2015, baseia-se nos seguintes pilares: conflitos escolares, identidade de gênero e a prevenção da violência. Em especial, esse ano a ação destaca também o combate da violência contra mulheres, com a intenção de conscientizar, especialmente, os garotos sobre o tratamento correto para com o público feminino.

O estudante da Escola Rosa Amélia, Matheus da Silva, 14 anos, participa da ação pelo segundo ano. Ele disse que mudanças já aconteceram por conta do programa. “Eu mudei muito o meu comportamento depois do PROPAZ. Eu gostava de estar no meio da bagunça, depois que o programa chegou à escola, aprendi a resolver as coisas de uma maneira mais calma. Tudo que aprendo através do programa é para ensinar também aos meus amigos”, afirmou o mediador.

A gerente do programa, Valdenize Honório, explica a importância da iniciativa no fortalecimento da cultura de paz no ambiente escolar. “A nossa grande meta esse ano é ampliar nas escolas a cultura de paz. Faremos o que for preciso, levando oficinas de música, teatro, além de atividades lúdicas de modo geral, em busca de reduzir os número de bullyings e violência nas escolas”, assegurou Valdenize.