PAULISTA > Notícias > Chuva: Defesa Civil do Paulista orienta população

Meio Ambiente | 26/06/2014

Chuva: Defesa Civil do Paulista orienta população

Equipes da Defesa Civil e Serviços Públicos da Prefeitura do Paulista estão percorrendo todas as chamadas, averiguando riscos e orientando a população. Até o momento, não houve nenhum registro de maior gravidade. Desde o início da atual gestão, foram desenvolvidas diversas ações, todas preventivas. Entre elas: mais 12 mil metros de barreiras protegidas com lonas; 500 visitas para limpeza de barreiras; 214 locais vistoriados e monitorados; elaboração de plano anual de contingência, formado por gestores e técnicos das secretarias municipais de Serviços Públicos, Infraestrutura, Segurança Cidadã (que inclui a Defesa Civil), Ação Social e Saúde; criação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), que são grupos formados com participação da prefeitura e de líderes comunitários, que atuam como braços da defesa civil nas comunidades, orientando a população a como proceder para evitar quedas de barreiras e também notificando as ocorrências. Em 1 ano e seis meses, apenas pequenas ocorrências foram registradas: cinco casas interditadas (sendo duas parcialmente) e 15 famílias relocadas, em um universo de 24 mil famílias residentes em áreas de risco. A população também pode ajudar. Confira abaixo algumas dicas simples, que podem fazer a diferença: - Não depositar lixos nas encostas de morro, o que pode causar deslizamentos. - Não depositar lixos, entulhos e objetos nos canais, canaletas, bocas de lobo. O acúmulo de lixo nesses locais prejudica a drenagem da água da chuva, causando alagamentos. - Jamais plantar árvores nas encostas. As bananeiras, comumente plantadas nessas áreas, retém água, o causa que peso nas encostas e facilitam as quedas de barreiras. - Se houver um deslizamento, jamais cavar ou remover terra do local. É comum que as pessoas façam isso no intuito de procurar algum objeto, o que só aumenta o risco de novas quedas. O ideal é, logo que ocorra um deslizamento, acionar a Defesa Civil e deixar o local. - Logo que perceber rachaduras, fissuras, estrondos ou estalo na estrutura da casa ou da encosta, abandonar a residência. Permanecer em casa é um grande risco. A Defesa Civil do Paulista funciona 24h, protegendo a população. Você deve acionar o órgão por meio do telefone gratuito 0800-281-0958 ou também pelo número 3437-2380.