Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Cuidados no carnaval que garantem uma folia tranquila

Saúde | 01/02/2018

Cuidados no carnaval que garantem uma folia tranquila

Compartilhe esta notícia:

Com a chegada do carnaval, a exposição do corpo a comidas inadequadas, bebidas alcóolicas e a exposição do corpo a maratonas da folia,  aumentam os riscos de adoecimento. Durante os quatro dias de folia, a alegria é geral e a ordem é se divertir. Blocos, shows, bailes, tudo é motivo para sair da rotina e cair no frevo. Mas muitas vezes os exageros acabam com a festa: não são raros os casos de pessoas que são obrigadas a terminar o carnaval mais cedo. 

O consumo excessivo do álcool é um problema frequente entre os foliões nesta época do ano. O exagero na hora de ingerir bebidas alcoólicas pode ocasionar sequelas a longo tempo, e afeta praticamente todos os órgãos do organismo, além de estar relacionado a mais de 60 doenças.

Os foliões que pretendem curtir todos os dias do carnaval devem levar a sério algumas medidas preventivas, para que os excessos não interfiram no estado de saúde deles e leve a festa a acabar mais cedo. Controlar a ingestão de bebidas e ter uma alimentação balanceada é essencial para estar bem durante o período do carnaval.

O álcool diminui a concentração do indivíduo, deixando-o mais relaxado, até mesmo em relação a métodos preventivos, como o não uso de preservativos, que pode ocasionar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

Quando se bebe descontroladamente, os riscos de chegar a um coma alcoólico é quase inevitável. Isso acontece quando o nível de álcool no corpo e no sangue é grande. Além do coma alcoólico, a intoxicação alcoólica também é um problema grave e a longo período.

A ingestão excessiva pode levar o folião a um quadro de fraqueza, indisposição, hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), vômitos, desmaios, podendo ocasionar em alguns casos muita agressividade.

 Cristina Chagas, psicóloga e gerente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) do Paulista, deixa aqui dicas importantes e os cuidados que são fundamentais para garantir a folia da melhor forma neste carnaval. “A hidratação durante o consumo de bebidas alcoólicas deve ser feita constantemente. O corpo precisa repor os nutrientes que são expelidos pelo suor e pela urina. A alimentação é outro fator fundamental e por isso, antes e durante o consumo das bebidas, deve-se ter uma boa alimentação para que o estômago fique mais protegido e resista ao álcool. Outra dica é não misturar tipos diferentes de bebidas alcoólicas, essa atitude evita que o folião fique alcoolizado rapidamente,” frisou.


Imagens:

Compartilhe: