PAULISTA > Notícias > Paulista aposta na tradição dos blocos de rua e artistas da terra no Carnaval 2018

Cultura | 01/02/2018

O Carnaval do Paulista 2018 aposta na tradição dos blocos de rua e nos artistas da terra. A folia de Momo da cidade será aberta oficialmente nesta sexta-feira (02.02) com o Baile dos Idosos e o Bloco do Comércio. A programação, que segue até o dia 24 de fevereiro, foi divulgada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Neste ano, a prefeitura vai apoiar mais de 130 agremiações carnavalescas de diversos bairros. O investimento público e de patrocinio na festa é de R$ 500 mil.

No primeiro dia de festa, os foliões vão poder curtir a quinta edição do tradicional Baile dos Idosos, no Ecoparque das Paineiras, no Centro da cidade. A concentração será às 14h. As orquestras Frevo Capiba e Frevo Folia se revezam, embalando os foliões. O diferencial desse bloco é a animação do público da terceira idade. Os idosos fazem parte dos grupos assistidos pela prefeitura.

Durante o Baile dos Idosos será lançado também o aplicativo do Carnaval, criado para facilitar a vida dos foliões, com a possibilidade de se programar melhor, sabendo com antecedência o dia a hora e o local da saída dos blocos e agremiações.

A partir das 18h entra em cena o Bloco do Comércio, que acontece na Praça João XXIII, também no Centro. A agremiação vai contar com shows e desfiles de fantasias, bem como a participação dos Papangus de Bezerros. Sobem ao palco a orquestra do Maestro Leonildo, e o cantor, compositor e produtor cultural Carlinhos Kaetés (20h) – homenageados da folia do Momo no município, além da Banda Patusco que encerra a programação com show começando às 22h.

Neste ano, o Carnaval do Paulista conta com a parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e Fundarpe, além da instituição financeira Bradesco. Apesar do orçamento enxuto, como ocorreu no ano passado, a festa promete encantar o público de várias idades, inclusive, a criançada.

HOMENAGEADOS:

Os homenageados do Carnaval do Paulista 2018 fazem parte da cena cultural local: o maestro Leonildo Fausto de Araújo e o cantor, compositor, produtor cultural e diretor artístico Carlinhos Kaetés. A definição por parte da gestão municipal se deu pela importante trajetória e identidade que os artistas possuem a cidade. Conheça:

Maestro Leonildo Fausto de Araújo tem 55 anos. É do Recife, passou um tempo morando em Olinda, mas há 22 anos escolheu Paulista como cidade para viver e desenvolver seus projetos musicais. Em 1999, assumiu a direção musical e regência da Banda Sinfônica Aristides Borges, em Paulista, cargo que ocupa até os dias de hoje. Em 2007, fundou a orquestra que leva seu nome. Desde então, os três filhos e esposa dividem o amor pela música.

Leonildo é cidadão paulistense desde 2016, pelo reconhecimento das suas ações e das contribuições no meio artístico, cultural e social do município. É membro fundador da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP), no qual ocupa a cadeira de música. Teve passagem pelas Orquestras do Maestro Duda e da Sinfônica de Olinda. Este ano, o maestro Leonildo Araújo também é um dos homenageados de um dos blocos mais conhecidos do Paulista, o Bacalhau na Vara de Paratibe.

Carlinhos Kaetés, 55 anos, nasceu no Recife, mas escolheu Paulista para morar. Há 26 anos, o artista reside no bairro de Maranguape II. Figura conhecida na cidade, ele sempre esteve presente nos palcos dos principais eventos culturais do município, como Carnaval e São João. De 2013 a 2017, atuou como diretor de Cultura do Paulista, a convite do prefeito Junior Matuto, onde desenvolveu diversos projetos. Fora de Paulista, Carlinhos Kaetés contabiliza 26 anos de Galo da Madrugada e Frevioca. Já se apresentou em turnê internacional com a Spok Frevo Orquestra.  Como compositor, tem mais 90 músicas gravadas por Ed Carlos, João Bosco, Palhaço Chocolate, Lilian Reis e Ângela Luz.

DESTAQUES DA FOLIA CARNAVALESCA

Cavalo Branco

O Bloco Cavalo Branco promete animar os foliões de Maranguape II na segunda-feira (12.02) de Carnaval. A agremiação vai desfilar com três trios eletrétricos e duas orquestras de frevo. A concentração acontece, às 15h, na Rua 78. A animação fica por conta da banda Ynove, Tayara Andreza.

Bacalhau na Vara

O Bloco Bacalhau na Vara de Paratibe – considerado um dos maiores da Região Metropolitana do Recife – animará uma multidão pelas ruas do bairro de Paratibe, na Quarta-feira de Cinzas (14.02). A concentração está marcada às 10h, na Avenida Lindolfo Collor, em frente à sede da agremiação. Ao todo, nove trios elétricos animam a festa, que terá shows com artistas locais e da região.

A participação de algumas atrações já está confirmada: Marreta é massa / Banda Pinguim / João do Morro / Chicareta / Ynove / Mil milhas / Trio da terra com Carlinhos Kaetés, Ana Alves e Ed Carlos.

CONFIRA A GRADE COMPLETA:

Blocos com trio elétrico

Blocos com minitrio