PAULISTA > Notícias > Praça do Vila Nova é inaugurada no bairro de Engenho Maranguape

Serviços Públicos | 18/01/2018

Praça do Vila Nova é inaugurada no bairro de Engenho Maranguape

Quem diria que uma área onde antes havia somente lixo e sensação de abandono, seria transformada em um espaço de lazer tão melhor aproveitável, e tudo isso, com a colaboração da própria comunidade? Pois esse foi o caso da Praça do Vila Nova, inaugurada na noite desta quarta-feira (17.01), no antigo Campo do Vila Nova, no bairro do Engenho Maranguape, em Paulista.

Durante alguns meses, uma parceria entre a população e a gestão municipal resultou em uma bela área com um campo e uma quadra de jogos poliesportivos, além de uma pracinha e uma pequena área de jardinagem, além de uma nova iluminação. Essa parceria se deu por meio do programa O Bairro que Eu Quero, no qual a comunidade entra com a mão de obra e a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, entra com o apoio técnico e material necessário para a construção do novo equipamento.

Representantes da ONG Voz da Favela, que é a grande responsável pelo engajamento da comunidade nesse projeto, também estiveram na inauguração do espaço tão esperado pela comunidade. O coordenador da ONG, Fábio Silva, conhecido como Fábio VDF, elogiou a iniciativa da gestão, mas também parabenizou o empenho dos moradores em focar na melhoria para todos.

“Temos aqui uma gestão que foi parceira com a gente, com pessoas como o vereador Robertinho, o secretário Jaime Domingos e o prefeito Junior Matuto. Estão todos aqui de parabéns por realizar esse sonho para nossa comunidade, mas a própria comunidade também está de parabéns, pois desde o primeiro dia em que limpamos o lixo que havia aqui, nunca mais houve acúmulo de lixo no local. Estamos todos de parabéns por essa conquista”, enalteceu Fábio VDF.

Para o secretário de Serviços Públicos, Jaime Domingos, o dia foi de grande festa para a população, sobretudo pela presença da gestão municipal em forma de trabalho. Na ocasião, ele ressaltou a importância de uma parceria exitosa como essa, que rendeu um ganho real para a comunidade, aproveitando um espaço insalubre e transformando em uma área de lazer.

“Esse espaço aqui era uma área desprezada, era um ponto de lixo, tudo escuro. E a prefeitura veio, em parceria com a comunidade e mudou a realidade daqui. E a gente fica feliz porque ganha todo mundo. O nosso prefeito Junior Matuto deu toda a assistência e com a determinação do prefeito, a nossa secretaria veio, reuniu a população e está aqui hoje uma área de lazer para a população. É o povo pedindo e a prefeitura fazendo”, ressaltou o secretário Jaime Domingos.

Em seu discurso antes da inauguração, o prefeito Junior Matuto aproveitou para agradecer esse empenho da população e elogiou a iniciativa e a união da comunidade e do grupo Voz da Favela. “O povo aqui tem consciência e provou isso quando eles mesmos resolveram acabar com o ponto de lixo que havia aqui, provou que quem consciência quando disseram: a gente sabe da dificuldade da prefeitura, mas a gente quer dividir o fardo. E queria eu, toda vez que eu andasse pelas ruas, encontrasse um grupo, um time, uma tropa que tenha o sentimento, a paciência e a perseverança de botar em prática o que nós estamos vivendo aqui hoje”, declarou Matuto.