Políticas Sociais | 11/01/2018
CRAS e CREAS a serviço da comunidade
Compartilhe esta notícia:
A política de assistência social busca dar atendimento às necessidades básicas do cidadão. Destaque para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ambos fazem parte da rede de proteção social, mas cada um tem seu papel. Eles cuidam de pessoas com perfis e histórias de vida diferentes.
O CRAS é uma unidade Pública Estatal de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais, desempenha o papel central no território onde ele se localiza. Possui a função exclusiva da oferta publica do trabalho social com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), gestão territorial da rede socioassistencial, programas e projetos socioassistenciais e outros serviços como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Além disso, ele articula e fortalece a rede de proteção social básica, previne as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários garantindo direitos.
O CREAS é uma unidade pública que oferta serviços continuados de proteção social especial de média complexidade e se destina ao atendimento e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. Ele oferece os seguintes serviços: Serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado de Abordagem Social, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias.
Enquanto o CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, o CREAS trabalha com as pessoas em que já estão em risco. É no CREAS que as pessoas com direitos violados, vitimas de violência física, psíquica, sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais são atendidas e acompanhadas.
Atendimento:
Secretaria de Políticas Sociais e Esportes - Rua da Aurora, 1006, Aurora.
CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.
CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.
CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.
CRAS IV – Rua 32, 671, Maranguape II.
CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.
CRAS VI – Rua 96, 220, Maranguape I.
CREAS PRAIAS – Av. Cláudio Gueiros Leite, 2000, Janga
CREAS CENTRO – Rua 86 ,s/n, Praça do Casarão, Jardim Paulista Baixo.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo