PAULISTA > Notícias > Dia de Combate às Endemias no Paulista é comemorado com ações gratuitas para a população

Saúde | 05/12/2017

Em comemoração ao Dia Municipal de Combate às Endemias, instituído para a data de 9 de dezembro de cada ano, a Associação Municipal dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista (AMACEPA) iniciou, nesta terça-feira (05.12), uma ação com o objetivo de levar conhecimento e conscientização para a população, além de oferecer vários serviços gratuitos de saúde. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Vigilância em Saúde, e deve acontecer ainda nesta quarta-feira (06.12), na Praça Agamenon Magalhães, em frente à Sede da Prefeitura.

Dentro da programação do evento, o primeiro dia contou com serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com exames de HIV, sífilis, e hepatite B e C. Além disso, também foi oferecido atendimento para confecção do cartão do SUS e recreação com um teatro de fantoches.

No segundo dia, haverá vacinação anti-rábica para cães e gatos, além de uma exposição sobre as endemias, e como é feito o trabalho de vigilância no município e o grande objetivo da ação é dar visibilidade aos serviços de combate às endemias e mostrar à população que a Saúde não trabalha somente no combate à dengue, mas também à leptospirose, esquistossomose, raiva, filariose, dentre outras doenças.

O aposentado Gerson Rosendo Dantas, de 62 anos, disse que passava pelo local quando ficou sabendo da ação e gostou muito da iniciativa. “É muito importante porque a comunidade encontra aqui na praça uma maneira mais fácil de a gente ser atendido e fazer esses exames, sem precisar estar marcando ou se deslocando de casa de manhã muito cedo para pegar uma ficha e fazer esse exame”, disse.

O agente de endemias Jailson Ferreira da Silva foi um dos que participaram do evento. Para ele, é de grande importância o trabalho desenvolvido pelas equipes de endemias. “Como agente de endemias no município do Paulista, temos um trabalho muito importante na prevenção, da promoção à saúde e no controle de doenças. Então, o trabalho é muito precioso e fundamental para a saúde pública da nossa cidade”, destacou.

A presidente da AMACEPA, Lucigleide de Souza, reforçou que o objetivo maior do evento é dar visibilidade ao trabalho dos agentes. “Tivemos essa ideia de mostrar à população as atividades e as ações que são realizadas por esses profissionais que se doam, que fazem tudo com tanto amor, com tanta responsabilidade e às vezes passam despercebidos pela população. Não dão o devido valor, não sabem até mesmo a importância dos programas que existem no município”, concluiu.