PAULISTA > Notícias > Paulista dá pontapé inicial para nova leva de cursos do Pronatec

Direitos e Saúde da Mulher | 02/06/2014

Paulista dá pontapé inicial para nova leva de cursos do Pronatec

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, abriu nesta segunda-feira (02.06) a aula inaugural dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. A solenidade, que aconteceu no Clube do Nobre, contou com a presença do vice-prefeito Jorge Carreiro, secretários de governo, professores e vários alunos. O evento oficializou o início da qualificação para cerca de 600 jovens e adultos da cidade em 23 cursos diferentes. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude. Os cursos atendem as maiores carências do mercado. Eles visam preencher, entre outras vagas, as que serão criadas nos próximos meses com a instalação de novos empreendimentos na cidade e na região. Destaque para as turmas de idiomas e serviços. Ao término da qualificação, cada participante receberá um certificado emitido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A instituição ficará responsável por conduzir todo o processo da qualificação dos paulistenses matriculados. As aulas serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os locais das atividades variam de acordo com o curso escolhido, podendo ser nos CRAS da cidade, em escolas da rede municipal ou em instituições parceiras. Todo aluno terá direito a uma ajuda financeira diária no valor de R$ 10,00 (dez reais) para custear despesas com transporte e lanche. A meta da atual gestão municipal é qualificar cerca de 8 mil pessoas ao longo dos quatro anos de governo. Em 2013, 2,2 mil paulistenses participaram das capacitações em mais de 50 áreas distintas.