PAULISTA > Notícias > Paulista encerra atividades em alusão ao Outubro Rosa no Ecoparque das Paineiras

Direitos e Saúde da Mulher | 27/10/2017

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura do Paulista promoveu, nesta sexta-feira (27.10), uma ação voltada para as mulheres com várias atividades gratuitas, no Ecoparque das Paineiras, na Rodovia PE -15, no Centro. A iniciativa teve como objetivo  incentivar a prevenção e o combate do câncer de mama, finalizando as comemorações ao Outubro Rosa.

O público feminino que compareceu ao local teve acesso a exame de mamografia, aferição de pressão e glicose, limpeza de pele e palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e enfrentamento à violência contra a mulher. Na ocasião, as pessoas também receberam orientação jurídica com a equipe da OAB. E ainda contou com aula de zumba e apresentação de palhaços para a garotada.

A dona de casa Ana Cristina de Mello, 48 anos, estava bem animada e elogiou a ação. “Estou achando tudo lindo, maravilhoso um evento muito importante para nós mulheres. E hoje estou sendo bem atendida por essa equipe que está de parabéns. E também a oportunidade de poder fazer o meu exame de mamografia,” disse.

A Coordenadora da Politica de Saúde da Mulher, Mirelle Albuquerque, uma das organizadoras da ação, enfatizou a importância do combate ao câncer de mama. “A população precisa se conscientizar e prevenir. O autoexame é importante por isso. Nossa expectativa é sensibilizar o público feminino a se cuidar. As mulheres devem ficar cientes da necessidade da prevenção, para que no futuro evite os problemas maiores ao câncer,” ressaltou.

A Secretária Executiva de Política para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, prestigiou o evento e ressaltou a importância de ações como essa. “Mais um evento do Outubro Rosa que vem chamando atenção das mulheres sobre o cuidado com saúde da mulher e também o enfrentamento à violência contra a mulher. A gestão municipal busca a união e a integração das secretarias para colhermos bons frutos na melhoria e qualidade de vida das mulheres,” enfatizou.

A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, comentou sobre o último evento do Outubro Rosa. “Achei bastante simbólico em fechar ação com “chave de ouro”, no Ecoparque das Paineiras, referência dentro do município. Estamos com diversos serviços oferecendo ao público feminino, e a ideia é que as mulheres venham e participem para chamar atenção sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero,” concluiu.

A iniciativa é uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Executiva de Políticas para as Mulheres.