PAULISTA > Notícias > Roda de diálogo busca traçar métodos para superar os desafios na Rede Socioassistencial

Políticas Sociais | 25/10/2017

Uma roda de diálogo foi realizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, junto com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP), no auditório do Ministério Público do Paulista, nesta quarta-feira (25). A iniciativa, que trouxe o tema “Os Desafios e Entraves na Articulação com a Rede Socioassistencial na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, reuniu membros das Secretarias municipais, entidades não governamentais, Ministério Público e do Poder Judiciário.

Betânia Aguiar, educadora social, falou sobre o dever de cada cidadão. “O caminho é cada um se unir e dar o seu melhor. A responsabilidade está para todos. Devemos parar de culpar os outros e agir para que esse paradigma acabe. A culpa não é de um só, é de toda a sociedade”.

A diretora de Proteção Social Básica, Cinthia Cavalcanti, comentou sobre a roda de diálogo. “Essa foi mais uma ação alusiva ao mês das crianças. Trouxemos toda a rede socioassistencial para que pudéssemos junto com o ministério publico e o poder judiciário trazer a temática dos maiores desafios e entraves que impedem da rede funcionar como deveria”.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista, João Soares, essa atividade irá auxiliar na melhoria da rede. “Com essa roda de diálogo nós podemos ouvir cada componente da rede municipal e as suas dificuldades. Fazendo isso conseguimos traçar estratégias para sanar esses problemas”. O presidente ainda pontuou a maior dificuldade que a rede encontra. “Nossa proposta é criar um grupo de trabalho unido, com uma comunicação mais rápida e eficaz. Pois atualmente a nossa maior dificuldade é a comunicação”. Também compareceu ao evento o juiz Dr. Ricardo de Sá Leitão.