PAULISTA > Notícias > Paulista capacita merendeiras visando evitar desperdícios e qualificar cardápio oferecido na rede municipal

Direitos e Saúde da Mulher | 29/05/2014

Com a proposta de evitar desperdícios de alimentos e qualificar o cardápio oferecido na rede municipal, a Secretaria de Educação do Paulista selou uma parceria com o SENAC para capacitar as 110 merendeiras que prestam serviço à prefeitura. A qualificação ocorre nesta sexta-feira (31.05), às 9h, na sede da instituição, que fica no bairro de Jardim Paulista Baixo. A iniciativa faz parte das metas estabelecidas no plano de governo do prefeito Junior Matuto. Em 2013, as profissionais receberam orientações sobre higiene no ambiente escolar. Durante a capacitação, as merendeiras irão conhecer mais detalhes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que visa contribuir com o rendimento dos alunos na criação de hábitos alimentares saudáveis. As profissionais também vão ter a oportunidade de descobrir as novas técnicas sobre planejamento de cardápios. A ideia é de que esses conteúdos possam ajudar as trabalhadoras no dia-a-dia, garantindo o uso racional dos alimentos e na elaboração de pratos mais equilibrados nutricionalmente. Atualmente, 47 unidades de ensino dispõem de cozinhas próprias onde são preparadas as refeições dos alunos. Outras 13 recebem a merenda pronta diretamente do fornecedor. Ainda neste segundo semestre, a atual gestão do Paulista vai unificar os cardápios das escolas, oferecendo pratos iguais em todos os estabelecimentos da rede.