PAULISTA > Notícias > Projetos de Educação do Paulista foram selecionados no Desafio Município Inovador

Educação | 29/09/2017

Através de trabalho em equipe e comprometimento, a Secretaria de Educação do Paulista teve dois projetos selecionados no Desafio Município Inovador em Educação. O município está entre os 15 finalistas, dentre os 65 projetos educacionais que participaram do concurso.  Paulista e Recife foram os únicos municípios com dois projetos selecionados. O anúncio foi feito na 1ª Conferência de Inovação e Políticas Públicas. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (29.09), no Museu Homem do Nordeste, localizado em Casa Forte, no Recife e contou com a participação do ministro da educação, Mendonça Filho, que fez questão de entregar os certificados para os quinze finalistas.

Promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição vinculada ao Ministério da Educação, o projeto Inovador em Educação e Políticas Públicas, tem como finalidade impulsionar municípios de Pernambuco a inovar na área da educação. As propostas dos inscritos foram avaliados inicialmente por uma equipe da própria EIPP.

Os dois projetos que levaram a cidade do Paulista para a classificação nesta etapa foram: Projeto Escola Tec, que é destinado a inclusão digital dos alunos, a partir da criação de uma unidade itinerante, que vai circular pelas escolas da rede municipal do município, levando oficinas sobre tecnologia digitais. O segundo projeto, Polo Praia, trabalha a extensão do atendimento educacional especializado, que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino, para os alunos com deficiência, que já vem sendo desenvolvido na Rede de Ensino.

“Isso coloca o nosso município na dianteira da educação. Sabemos que a educação é feita também pela escolaridade, por projetos educacionais que garantem um futuro de cidadania para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Temos esse compromisso, juntamente com a gestão do Prefeito Junior Matuto, iremos investir nessas duas áreas. Estamos avançando nos nossos projetos, isso é gratificante. “, afirmou Carlos Júnior, Secretário Municipal de Educação.

O desafio não acaba por aqui, terão ainda outras etapas para classificar o município vencedor. Na etapa seguinte será feito o refinamento dos projetos. As equipes que estão respondendo pelos projetos, receberão orientação da escola de inovação em Políticas Públicas, para melhora-lo e verificar a questão da viabilidade e pensar em estratégias para implementares, para fazer com que ele aconteça nas escolas.