PAULISTA > Notícias > Educação investe na formação de apoios para qualificar atendimento aos estudantes especiais da rede de ensino

Educação | 26/09/2017

A Secretaria de Educação do Paulista promoveu nesta terça-feira (26.09) uma formação para os estudantes de pedagogia que prestam apoio aos alunos especiais nas escolas da rede de ensino da cidade. O grupo, formado por 125 acadêmicos, sendo 30 novatos, tiveram a oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre diversos assuntos relacionados ao Atendimento de Educação Especial (AEE) no município. A iniciativa aconteceu na EREM Médio Maria do Carmo Pinto Ribeiro, em Jardim Paulista Baixo.

Os futuros profissionais, que hoje atuam como mediadores da prática pedagógica trabalharam os conteúdos por meio de leituras, debates e trabalhos em grupo. “Com a formação, os apoios ficam cada vez mais preparados para adotar as estratégias pedagógicas necessárias e adequadas para cada situação, tornando os alunos especiais agentes participativos e não uns meros espectadores” frisou a coordenadora do departamento de Atendimento de Educação Especial, Bernadete Brandão.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, aproveitou a formação para reforçar o compromisso da gestão com os alunos especiais. “A chegada desses 30 novos apoios é mais um investimento da gestão do prefeito Junior Matuto no setor da educação. Essa equipe vem reforçar nosso time bastante comprometido nessa tarefa de educar os alunos especiais. Aqui em Paulista os estudantes de pedagogia não vão apenas fazer número, ficando do lado do estudante sem a devida formação, mas ajudar a mudar o mundo de quem tanto precisa do nosso trabalho”, disse.

Atualmente, 530 estudantes com deficiência estão matriculados nas escolas do município. A rede pública de ensino oferece 18 polos de atendimento no contra turno com equipe fixa. Esse grupo conta com o auxílio de 21 professores exclusivos e 135 apoios. Os profissionais estão vinculados à Coordenação de Educação Especial, departamento que foi criado na gestão do prefeito Junior Matuto.