PAULISTA > Notícias > Blitz educativa encerra programação da Semana Nacional do Trânsito em Paulista

Educação | 25/09/2017

Blitz educativa encerra programação da Semana Nacional do Trânsito em Paulista

Encerrando a programação da Semana Nacional do Trânsito em Paulista, estudantes da Escola Municipal Salvador Dimech, no bairro do Janga, realizaram nesta segunda-feira (25.09) uma blitz educativa em frente à unidade de ensino. Com o apoio de agentes de trânsito e com faixas e cartazes na mão, eles pararam carros, motos e kombis para alertar os condutores sobre a importância do respeito às sinalizações nas estradas. A ação ocorreu na Rua Poeta João Neves, que compõe o binário da Estrada de Manepá – importante ligação com PE-01.

Durante a blitz, os alunos Tiago da Silva, 10 anos, e Andrei Araújo, da mesma idade, ambos do 4º ano, se vestiram de agentes de trânsito para abordar quem trafegava pela via. Eles aproveitaram a oportunidade para distribuir um material educativo da Turma do Fonfon, do Departamento de Trânsito de Pernambuco – órgão parceiro do trabalho desenvolvido no município. O panfleto traz orientações sobre o uso de cinto de segurança, limite de velocidade, faixa de pedestre, entre outras.

O servidor público, Humberto Targino, aprovou a ação educativa. “Fico muito feliz de saber que os alunos dessa escola estão trabalhando esses conceitos em sala de aula. Isso é muito importante mesmo”, frisou. O encarregado de obras, Ramos José da Silva, que trafega diariamente pela na Rua Poeta João Neves elogiou o trabalho com os alunos. “A rua ficou muito bonita com essa criançada toda. É bom ver a alegria dos garotos quando eles passam a mensagem pra gente”, comentou.

Uma das idealizadoras da ação, a gestora da unidade de ensino, Cíntia Albânia, explicou que a blitz educativa foi mais uma atividade com os alunos sobre o tema. “Esse projeto mobilizou toda a nossa escola nos últimos meses. Para se ter uma ideia, 347 estudantes desenvolveram algum tipo de atividade em sala de aula sobre o assunto. Isso nos deixa muito felizes. No primeiro semestre também realizamos outra atividade para celebrar o Maio Amarelo. Esse é um trabalho constante na nossa escolas”, revelou.

Um dos responsáveis pelo trabalho de educação no trânsito no município, o agente de trânsito, Icaro Barbosa, revelou que essa ação foi mais uma da programação que teve início na última semana. “Ao longo dos últimos dias realizamos um trabalho muito interessante para marcar a Semana Nacional do Trânsito. Fizemos blitze nas vias, atividades de orientação e usamos os meios de comunicações institucionais para divulgar dicas sobre as leis de trânsito. Esse é um trabalho que está cada vez mais forte no nosso município e beneficiando cada vez mais crianças. Estamos felizes com o resultado”, disse.