PAULISTA > Notícias > Paulista renova frota do programa Segue Cuidando para garantir conforto e segurança aos usuários

Saúde | 21/09/2017

Quem precisa de transporte para fazer tratamento médico contínuo longe de casa sabe o quanto é importante poder contar com um veículo confortável e seguro para fazer o deslocamento até as unidades de saúde. Em Paulista, os pacientes que são acompanhados nas clínicas de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia estão mais tranquilos, pois contam com o Segue Cuidando, um serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu, nesta quinta-feira (21.09), quatro novas vans para renovar a antiga frota.

O programa, que foi criado pela prefeitura para transportar as pessoas com comprometimento severo de mobilidade até os hospitais onde são feitas as consultas médicas, virou lei municipal. Dos quatro novos veículos recebidos pelo Segue Cuidando, três são comuns e uma adaptada. As tradicionais possuem capacidade para transportar 16 pessoas, sendo 15 pacientes e o motorista. A van adaptada possui espaço para 11 pessoas, sendo quatro cadeirantes, seis passageiros e o condutor. Os usuários do programa possuem, inclusive, um cartão de identificação magnético. Esse dispositivo auxilia no monitoramento do uso do serviço. Através do cartão, é possível rastrear o horário de embarque e desembarque dos usuários e acompanhar o desempenho do condutor.

O evento de entrega dos veículos, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, contou com a participação do prefeito Junior Matuto. “Estou muito feliz e emocionado de poder participar de uma solenidade como esta porque o filme volta à minha cabeça. Eu lembro que quando assumimos a prefeitura esse tipo de transporte era realizado por veículos inadequados como kombis. Quantas e quantas vezes recebi ligações de condutores ou passageiros relatando que o veículo havia quebrado. Isso sem falar da superlotação e do mau atendimento prestado. Hoje temos convicção que o Segue Cuidando já mudou a vida das pessoas, ajudando, inclusive, elas receberem o tratamento com mais tranquilidade”, comentou o gestor.

Prestigiando o evento, o usuário do Segue Cuidando, José Barbosa aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da prefeitura pelo serviço. “Nós só temos que agradecer a prefeitura pela ideia de criar esse programa Segue Cuidando. Eu mesmo só andava de ônibus para fazer o tratamento. Saia de casa às 4h30 da manhã. Era muito difícil. Mas agora está muito bom”, comemorou. Ele e os demais participantes da solenidade foram contemplados com um kit com garrafa de água e bloquinho de anotações para usar entre as idas e vindas até as clínicas de tratamento.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, explicou que o Segue Cuidando é totalmente financiado com recursos próprios e que mesmo diante da crise o prefeito manteve os investimentos nesse programa. “A prefeitura tem enfrentado a crise fazendo mais com menos. No setor da saúde não é diferente. Mesmo com nossas limitações financeiras, estamos conseguimos avançar em diversas ações, como o Segue Cuidando, que ampliou o atendimento aos pacientes da cidade”, disse.

Atualmente, 166 pessoas estão sendo beneficiadas pelo programa no município. Elas são transportadas diariamente, de segunda a sábado, nos três turnos do dia, até as unidades hospitalares. “Com o empenho de todos, hoje não há filas de espera para quem deseja ingressar no serviço. E quem tem procurado a Secretaria de Saúde consegue ser contemplado nas rotas existentes em poucos dias”, revelou Rafael Bitu, gerente da empresa contratada pela prefeitura, a Urja Social.

Ainda participaram do evento, os vereadores da cidade, Eudes Farias, Fabiano Paz, Carlos Piroca e Edinho; secretários municipais; servidores da Saúde; além dos familiares dos pacientes beneficiados pelo programa.