PAULISTA > Notícias > Programa Maria da Penha chega na saúde do Paulista

Gabinete do Prefeito | 20/09/2017

Programa Maria da Penha chega na saúde do Paulista

Mais um importante passo para o fortalecimento ao enfrentamento da violência contra a mulher foi dado nesta quarta-feira, (20.09), no Paulista, com a implantação do Programa Maria da Penha Vai à Saúde, que visa proporcionar um acolhimento e um encaminhamento mais adequado para as mulheres, vítimas de violência, que são atendidas na rede municipal de saúde. O programa é uma ação de governo integrada entre as secretarias Executiva de Politicas para as Mulheres e de Saúde.

Na reunião de implantação do programa de acolhimento, as vítimas de violência doméstica, a secretária Fabiana Bernart, de saúde, afirmou que a rede vai realizar uma qualificação em gênero para os profissionais da rede municipal. “Vamos sensibilizar nossos gestores para que recebam de forma mais adequada, as mulheres que sofrerem qualquer forma de violência. O acolhimento adequado ajuda e muito na superação de um momento difícil como este” , avaliou Fabiana.

Para a Secretaria Executiva de Politica para as Mulheres, Bianca Pinho Alves, o Maria da Penha Vai à Saúde representa um grande avanço no enfrentamento à violência doméstica. “Atender a mulher vitima de violência de forma adequada, notificar e encaminhar ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que é uma porta de entrada para a rede de proteção, é um avanço significativo para o fortalecimento de nossas politicas públicas de gênero no município”, afirmou Bianca.

O prefeito Junior Matuto, presente ao lançamento do Programa, lembrou o sucesso que tem sido o Maria da Penha Vai à Escola, programa com indicação de prêmio internacional, que está levando o debate da violência familiar para dentro das salas de aula. “Já temos um programa exitoso de prevenção à violência, através da educação, agora vem este de acolhimento às vitimas de violência. Acho muito importante a gente pensar de forma completa, com educação, prevenção e agora acolhimento e encaminhamento. São politicas públicas importantes para mudar uma realidade triste que infelizmente ainda está aí. Mas, que, com certeza, vamos transformar esta história”, concluiu Junior.