PAULISTA > Notícias > Paulista lança programa que oferece oficinas, atividades lúdicas e disputas em diversas modalidades para alunos da rede municipal

Educação | 16/09/2017

O ginásio da Escola Estadual Padre Osmar Novais, em Paratibe, ficou lotado neste sábado (16.09) durante o lançamento do programa “Brincando com o Esporte”, que faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério do Esporte. A ação consiste na realização de oficinas, atividades lúdicas e muitas competições em dois polos, aos sábados e domingos, para estimular a prática esportiva, a interação social e ampliar a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

O ponta-pé inicial do programa ocorreu numa solenidade que contou com a participação dos estudantes da rede municipal. Sob regência do maestro Leonildo Araújo, a banda marcial da Escola Jaime Bolt fez uma apresentação musical muito elogiada pelo público, enquanto os alunos da Escola Gêlda Amorim realizaram um número de dança, em homenagem aos 82 anos de Emancipação Política da cidade.

Neste primeiro dia de atividades, alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino (Alga Marina, Amaro Alexandrino, Frederico Lundgren, Gêlda Amorim e São Bento – Extensão) marcaram presença. Ao todo, 200 estudantes foram inscritos para participar das atividades nos quatro fins de semana seguintes – período definido para a realização da iniciativa no município, que segue até o dia 15 de outubro.

Acompanhando a filha que estuda na Escola Amaro Alexandrino, o comunicador Paulo Pereira, mais conhecido por Noca, aprovou o “Brincando com o Esporte”. “Acho esse tipo de ação muito bom porque as crianças brincam e se divertem bastante. E o melhor é que a gente não precisa nem sair do bairro onde mora para poder fazer as crianças gastarem energia. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho com os alunos da nossa comunidade”, disse.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Junior, explicou que o “Brincando com o Esporte” deixa um legado para o município. “O melhor de tudo é que após a realização das atividades todos os materiais esportivos que foram adquiridos por meio dessa parceria com o Ministério dos Esportes vão continuar sendo usados pelos estudantes da rede local. Nada será devolvido. Já é patrimônio do município”, destacou.

Presente a abertura do evento, o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, revelou que o projeto chega para reforça uma ação importante de governo. “Com a determinação do prefeito Junior Matuto, estamos estimulando a prática esportiva nos quatro cantos do município, por meio de ações que envolvem crianças, adolescentes e a juventude. E agora o Brincando com o Esporte chega para consolidar essa política de governo dentro das unidades de ensino. Estamos felizes e animados com o êxito dessa ação”, disse.

Diversos profissionais estão atuando pelo programa, entre eles, educadores físicos, agentes de recreação e apoio. Eles vão trabalhar nos dois períodos de atividades, que acontece das 08h às 12h e das 14h às 17h. Além da região de Paratibe, o programa está contemplando as crianças e adolescentes da área do Janga, que terá um polo na Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva.

O vereador do município, Eudes Farias, que participou do ponta-pé inicial do programa, disse que a ação representa o cuidado da gestão com a educação. “O prefeito Junior Matuto e o secretário Carlos Junior estão de parabéns por esse trabalho. É muito importante saber que as crianças e os adolescentes da nossa comunidade vão poder aproveitar todas essas atividades nos fins de semana. Além de estimular a prática de atividades esportivas, o programa também livra os meninos e meninas da ociosidade”, defendeu.