PAULISTA > Notícias > Reforma na unidade de saúde Nossa Senhora dos Prazeres em Maranguape II tem início nesta terça-feira

Servidor | 19/05/2014

A comunidade de Maranguape II, em Paulista, será beneficiada com a reforma da unidade de saúde Nossa Senhora dos Prazeres, que funciona na Avenida A, ao lado do núcleo de segurança comunitária. O imóvel, que integra o Programa de Saúde da Família (PSF) da rede municipal, será totalmente revitalizado pela atual administração da cidade. Na noite desta segunda-feira (19.05), o prefeito do Paulista, Junior Matuto, assinou a ordem de serviço autorizando o início das intervenções no prédio. A solenidade contou com a presença do vice Jorge carreiro, secretários de governo, vereadores, profissionais da unidade e muitos moradores do bairro. As obras têm início nesta terça-feira (20.05) e devem durar 90 dias. O serviço na unidade inclui ajustes nas instalações elétricas, hidráulicas, além da estrutura física. Serão realizados reparos no telhado e no forro interno. O projeto também prevê pintura e sinalização. A Secretaria Municipal de Saúde já garantiu novos equipamentos e aparelhos de ar-condicionado para climatizar o PSF. A reforma está orçada em 225 mil. O recurso é exclusivo do tesouro municipal. Antes da assinar a ordem de serviço, o prefeito Junior Matuto lembrou emocionado das cobranças que recebia nas ruas no período em que atuava como vereador pela comunidade de Maranguape II. “Quantas e quantas vezes João da Carne bateu na minha porta para dizer que não aguentava mais arrumar confusão na rua por conta da situação do posto. E a pergunta que me fazia era sempre a mesma: Matuto você não vai pintar e ajeitar o posto? E a minha resposta também se repetia: eu só volto nesta unidade de saúde para fazer bem feito. As pessoas não aguentam mais maquiagem, faz de conta e paliativo. O que eu quero é que os profissionais daqui sintam a diferença e atendam ainda melhor a população”, salientou. O posto dispõe de duas equipes básicas de Saúde da Família. Aproximadamente 13 mil atendimentos são realizados por mês no local. A enfermeira Cláudia S. de Oliveira, que atual há 13 anos no PSF, relatou que a falta de estrutura atrapalhava o desempenho dos profissionais no atendimento ao público. “Essa é uma unidade de saúde muito importante para a comunidade. Essa reforma vai chegar em boa hora. Estamos felizes por saber que teremos condições de oferecer uma condição mais digna para os nossos usuários após a reforma”, revelou. Em virtude do início da reforma no PSF Nossa Senhora dos Prazeres, o atendimento ao público já foi transferido para o Posto de Saúde Correia Mandu, que fica na Avenida B, também em Maranguape II. Esse último será recuperado. Nova unidade – Em Maranguape II, a Prefeitura do Paulista também está construindo uma nova Unidade Básica de Saúde. O prédio vai funcionar na Avenida F e terá capacidade para realizar cerca de 4 mil atendimentos por mês. A iniciativa faz parte de um pacote de obras na área da saúde, que inclui, além deste, outros sete novos postos. Um deles já foi inaugurado em Maria Farinha. O próximo a ser entregue à população vai funcionar em Jardim Paulista Alto.